A ARTESANIA DOCENTE: UMA ANÁLISE DO TRABALHO DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO EM FAZENDA RIO GRANDE-PR

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Autor(es): dc.contributorUFPRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJUNGLES, Rafael-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-29T14:16:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-29T14:16:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-14-
identificador: dc.identifier.otherUFPR_Rafael Jungles_Intervenção_14.03.2025pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984468-
Resumo: dc.description.abstractA educação pública brasileira inserida num contexto de incremento de políticas neoliberais é implicada por sérios desafios, especialmente no contexto do novo ensino médio, onde as condições de trabalho dos professores são precarizadas, o que compromete significativamente o trabalho interativo com os estudantes. Este estudo tem como objetivo analisar as condições objetivas e práticas pedagógicas que influenciam o trabalho dos professores de sociologia na cidade de Fazenda Rio Grande-PR, buscando compreender como essas condições afetam a interação entre professores e estudantes. A questão central a ser respondida é: como as determinantes materiais e práticas da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEED) condicionam a dinâmica interativa no ensino de sociologia? Para abordar essa questão, a pesquisa foi estruturada em três etapas metodológicas: uma revisão narrativa da literatura sobre a conjuntura brasileira com implicações sobre a docência em sociologia; entrevistas em profundidade com professores e a criação de uma intervenção pedagógica denominada Comunidade de Aprendizagem Sociologizar é Preciso. Os resultados indicam que as condições de trabalho dos professores, marcadas pela precarização e pela adoção de plataformas educacionais, impactam negativamente a qualidade das interações em sala de aula, resultando em vínculos enfraquecidos entre educadores e estudantes. Além disso, as narrativas construídas pelos professores entrevistados endossam a hipótese de que a implementação da agenda neoliberal tem promovido (contra)reformas que podem acentuar as desigualdades sociais e dificultar a formação crítica dos estudantes. Na primeira parte da pesquisa de campo observou-se que é necessário reconhecer as implicações das condições objetivas sobre o trabalho docente, promovendo um ambiente que favoreça o resgate das interações sociais como meio fundamental para o fortalecimento dos vínculos da comunidade escolar. Com a intervenção pedagógica foi possível a criação de um espaço alternativo às formações tradicionais o que conferiu aos participantes uma abordagem crítica e reflexiva sobre as práticas docentes, a partir de uma formação contínua dos professores, em que a valorização de suas experiências foi evidenciada como essencial para a reflexão das interações docentes e a construção de um ensino mais eficaz e inclusivo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1790Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInteração socialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
Título: dc.titleA ARTESANIA DOCENTE: UMA ANÁLISE DO TRABALHO DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO EM FAZENDA RIO GRANDE-PRpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfsociopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProfsociopt_BR
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