
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UFPR | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | JUNGLES, Rafael | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-29T14:16:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-29T14:16:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-14 | - |
| identificador: dc.identifier.other | UFPR_Rafael Jungles_Intervenção_14.03.2025 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984468 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A educação pública brasileira inserida num contexto de incremento de políticas neoliberais é implicada por sérios desafios, especialmente no contexto do novo ensino médio, onde as condições de trabalho dos professores são precarizadas, o que compromete significativamente o trabalho interativo com os estudantes. Este estudo tem como objetivo analisar as condições objetivas e práticas pedagógicas que influenciam o trabalho dos professores de sociologia na cidade de Fazenda Rio Grande-PR, buscando compreender como essas condições afetam a interação entre professores e estudantes. A questão central a ser respondida é: como as determinantes materiais e práticas da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEED) condicionam a dinâmica interativa no ensino de sociologia? Para abordar essa questão, a pesquisa foi estruturada em três etapas metodológicas: uma revisão narrativa da literatura sobre a conjuntura brasileira com implicações sobre a docência em sociologia; entrevistas em profundidade com professores e a criação de uma intervenção pedagógica denominada Comunidade de Aprendizagem Sociologizar é Preciso. Os resultados indicam que as condições de trabalho dos professores, marcadas pela precarização e pela adoção de plataformas educacionais, impactam negativamente a qualidade das interações em sala de aula, resultando em vínculos enfraquecidos entre educadores e estudantes. Além disso, as narrativas construídas pelos professores entrevistados endossam a hipótese de que a implementação da agenda neoliberal tem promovido (contra)reformas que podem acentuar as desigualdades sociais e dificultar a formação crítica dos estudantes. Na primeira parte da pesquisa de campo observou-se que é necessário reconhecer as implicações das condições objetivas sobre o trabalho docente, promovendo um ambiente que favoreça o resgate das interações sociais como meio fundamental para o fortalecimento dos vínculos da comunidade escolar. Com a intervenção pedagógica foi possível a criação de um espaço alternativo às formações tradicionais o que conferiu aos participantes uma abordagem crítica e reflexiva sobre as práticas docentes, a partir de uma formação contínua dos professores, em que a valorização de suas experiências foi evidenciada como essencial para a reflexão das interações docentes e a construção de um ensino mais eficaz e inclusivo. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1790Kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Interação social | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Intervenção pedagógica | pt_BR |
| Título: dc.title | A ARTESANIA DOCENTE: UMA ANÁLISE DO TRABALHO DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO EM FAZENDA RIO GRANDE-PR | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Profsocio | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Profsocio | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| UFPR_RAFAEL JUNGLES_Intervenção_14.03.2025.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/984468/2/UFPR_RAFAEL JUNGLES_Intervenção_14.03.2025.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons