
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rosa da Silva, Adriano | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-30T13:56:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-30T13:56:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1042 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Aprendizagem da Leitura e Escrita da Criança | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984143 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O tema central do presente estudo é destacar aspectos teóricos e práticos acerca das dificuldades específicas de aprendizagem escolar, como um fenômeno pluricausal, numa perspectiva interdisciplinar, tendo como objetivo conhecer como acontece a construção dos conhecimentos de leitura e escrita, bem como o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático pela criança. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa descritiva, o que possibilitou chegar a resultados acerca de como explorar estratégias e práticas pedagógicas inclusivas com vistas ao atendimento escolar dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizado. Foram levantados apontamentos no sentido de caracterizar quatro dificuldades específicas de aprendizagem, dentre as mais recorrentemente encontradas na literatura: dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia. Dessa forma, partiu-se das contribuições das teorias científicas atinentes a essa área, observando-se, assim, o atual estado da arte das pesquisas sobre o assunto, ao revisitar ou revisar pesquisas e discussões já publicadas sobre o tema. Para fundamentar essas questões, buscou-se o referencial teórico de autores que problematizam. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 864 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Criança | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura e Escrita | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Dificuldades | pt_BR |
| Título: dc.title | Dificuldades de Aprendizagem e Inclusão Escolar: Teorias e Práticas Contemporâneas em Debate | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons