Dificuldades de Aprendizagem e Inclusão Escolar: Teorias e Práticas Contemporâneas em Debate

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRosa da Silva, Adriano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-30T13:56:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-30T13:56:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1042-
identificador: dc.identifier.otherAprendizagem da Leitura e Escrita da Criançapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984143-
Resumo: dc.description.abstractO tema central do presente estudo é destacar aspectos teóricos e práticos acerca das dificuldades específicas de aprendizagem escolar, como um fenômeno pluricausal, numa perspectiva interdisciplinar, tendo como objetivo conhecer como acontece a construção dos conhecimentos de leitura e escrita, bem como o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático pela criança. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa descritiva, o que possibilitou chegar a resultados acerca de como explorar estratégias e práticas pedagógicas inclusivas com vistas ao atendimento escolar dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizado. Foram levantados apontamentos no sentido de caracterizar quatro dificuldades específicas de aprendizagem, dentre as mais recorrentemente encontradas na literatura: dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia. Dessa forma, partiu-se das contribuições das teorias científicas atinentes a essa área, observando-se, assim, o atual estado da arte das pesquisas sobre o assunto, ao revisitar ou revisar pesquisas e discussões já publicadas sobre o tema. Para fundamentar essas questões, buscou-se o referencial teórico de autores que problematizam.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent864 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCriançapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeitura e Escritapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDificuldadespt_BR
Título: dc.titleDificuldades de Aprendizagem e Inclusão Escolar: Teorias e Práticas Contemporâneas em Debatept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons