Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Marcelo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Geraldo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-30T12:00:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-30T12:00:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.iftm.edu.br/acervo/detalhe/40911?guid=1739361805004&returnUrl=%2fresultado%2flistar%3fguid%3d1739361805004%26quantidadePaginas%3d1%26codigoRegistro%3d40911%2340911&i=2 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de mestrado - ProfEPT IFTM - Marcelo Alves | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984142 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa analisou a percepção dos Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) sobre a formação continuada promovida pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), com ênfase no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. O objetivo foi avaliar como essa formação impacta as práticas administrativas e pedagógicas nas instituições de origem dos participantes, fortalecendo o ensino e a Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa utilizou uma abordagem qualiquantitativa, que integrou estudo de caso, pesquisa bibliográfica e documental, além da aplicação de questionários semiestruturados a TAEs concluintes, em andamento e evadidos do ProfEPT. Os resultados confirmaram que o programa contribui significativamente para o desenvolvimento técnico, interpessoal e reflexivo desses profissionais, promovendo práticas mais alinhadas às demandas institucionais. Contudo, foram identificados desafios relacionados à conciliação entre trabalho e estudo, à adequação dos recursos formativos e ao reconhecimento institucional das competências adquiridas. Como parte da pesquisa, foi desenvolvido o produto educacional “Mural de Ideias Afins em Educação Profissional e Tecnológica”, um espaço online voltado aos TAEs e à comunidade em geral. Seu objetivo é destacar a importância do trabalho desses profissionais nas Instituições Federais de Ensino e incentivar o aprimoramento das práticas administrativas e pedagógicas, com postagens sobre temas relacionados à Educação Profissional e Tecnológica, legislações, formação profissional. A pesquisa reafirma o papel estratégico do ProfEPT na qualificação dos TAEs e apresenta subsídios para o aprimoramento do programa, propondo ajustes que ampliem seu impacto no fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica. Por fim, o estudo informa as limitações da investigação e sugere recomendações para pesquisas futuras. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 12,0 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | técnico-administrativo em educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfEPT | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | EPT | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | formação continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação profissional e tecnológica | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM FOCO: o ProfEPT e sua contribuição para a formação continuada dos Técnicos-Administrativos em Educação no IFTM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons