EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM FOCO: o ProfEPT e sua contribuição para a formação continuada dos Técnicos-Administrativos em Educação no IFTM

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFTM Campus Uberaba Parque Tecnológicopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Marcelo-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Geraldo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-30T12:00:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-30T12:00:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.iftm.edu.br/acervo/detalhe/40911?guid=1739361805004&returnUrl=%2fresultado%2flistar%3fguid%3d1739361805004%26quantidadePaginas%3d1%26codigoRegistro%3d40911%2340911&i=2-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de mestrado - ProfEPT IFTM - Marcelo Alvespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984142-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa analisou a percepção dos Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) sobre a formação continuada promovida pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), com ênfase no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. O objetivo foi avaliar como essa formação impacta as práticas administrativas e pedagógicas nas instituições de origem dos participantes, fortalecendo o ensino e a Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa utilizou uma abordagem qualiquantitativa, que integrou estudo de caso, pesquisa bibliográfica e documental, além da aplicação de questionários semiestruturados a TAEs concluintes, em andamento e evadidos do ProfEPT. Os resultados confirmaram que o programa contribui significativamente para o desenvolvimento técnico, interpessoal e reflexivo desses profissionais, promovendo práticas mais alinhadas às demandas institucionais. Contudo, foram identificados desafios relacionados à conciliação entre trabalho e estudo, à adequação dos recursos formativos e ao reconhecimento institucional das competências adquiridas. Como parte da pesquisa, foi desenvolvido o produto educacional “Mural de Ideias Afins em Educação Profissional e Tecnológica”, um espaço online voltado aos TAEs e à comunidade em geral. Seu objetivo é destacar a importância do trabalho desses profissionais nas Instituições Federais de Ensino e incentivar o aprimoramento das práticas administrativas e pedagógicas, com postagens sobre temas relacionados à Educação Profissional e Tecnológica, legislações, formação profissional. A pesquisa reafirma o papel estratégico do ProfEPT na qualificação dos TAEs e apresenta subsídios para o aprimoramento do programa, propondo ajustes que ampliem seu impacto no fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica. Por fim, o estudo informa as limitações da investigação e sugere recomendações para pesquisas futuras.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent12,0 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecttécnico-administrativo em educaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfEPTpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEPTpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformação continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação profissional e tecnológicapt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM FOCO: o ProfEPT e sua contribuição para a formação continuada dos Técnicos-Administrativos em Educação no IFTMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
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