Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Paula, Arlindo Gomes de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Milan, Davi | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Campos, Adriano Ricardo de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Shon, Gislaine | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Eva Nascimento de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Dalva Eliane Antunes dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Rosane da Rosa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Edna Maria da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Luz, Renato Henrique da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-29T14:51:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-29T14:51:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Abordagens e Tendências Educacionais Inclusivistas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984135 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As tendências educacionais de nossos dias têm primado, de forma ética e política, pela inclusão social, educacional e comunicacional de todos os sujeitos sociais, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas. Este livro, intitulado “Abordagens e Tendências Educacionais Inclusivistas: Desafios para a Acessibilidade na Educação Básica”, emerge da necessidade de promover reflexões e práticas que reafirmem os princípios da equidade e da justiça social na escola. Sua concepção está ancorada na colaboração de professores especializados, pessoas surdas, intérpretes de Libras, gestores escolares e demais profissionais envolvidos com os parâmetros da inclusão, os quais contribuíram com uma abordagem plural e interdisciplinar. As possibilidades educacionais aqui discutidas foram pensadas à luz da interculturalidade do conhecimento e da funcionalidade das ações pedagógicas. Como destacam as diretrizes legais da educação inclusiva brasileira — a exemplo da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) —, é dever das instituições educacionais garantir acessibilidade e aprendizagem a todos os estudantes. Nesse sentido, a presente obra propõe um novo olhar sobre a formação humana e sobre o papel das práticas escolares na promoção da equidade, respeitando a singularidade dos aprendizes e valorizando o protagonismo de cada sujeito em seu percurso formativo. O livro está estruturado em dez capítulos, cada qual abordando temáticas relevantes e complementares ao debate sobre a inclusão e a acessibilidade. O Capítulo 1 trata das Políticas e Práticas na Educação Básica, contextualizando a educação especial no Brasil. O Capítulo 2 aborda a formação docente na perspectiva sociocultural e interdisciplinar. O Capítulo 3 apresenta uma abordagem comunicativa no ensino de leitura e escrita para surdos. O Capítulo 4 propõe o uso do jogo Matematicando para alunos com TDAH. No Capítulo 5, discutem-se as interseções entre inclusão e educação ambiental na pré-escola. O Capítulo 6 analisa a abordagem bilíngue na aprendizagem da escrita por estudantes surdos. Já o Capítulo 7 reflete sobre a democratização da gestão escolar e o uso de metodologias ativas na educação inclusiva, enquanto o Capítulo 8 evidencia a importância do ambiente escolar para o desenvolvimento social e emocional dos alunos. O Capítulo 9 dedica-se ao atendimento educacional especializado e às adaptações curriculares, e o Capítulo 10 encerra a obra com uma análise sobre a Libras como ferramenta de acesso ao conhecimento para o sujeito surdo. Cada capítulo foi elaborado com rigor metodológico e sensibilidade social, articulando teoria e prática, legislação e experiência pedagógica, em consonância com os desafios vividos nas escolas públicas brasileiras. Este livro é, portanto, mais do que um compilado de estudos e propostas: é um testemunho coletivo do compromisso com a transformação da educação em um espaço de acolhimento, diálogo e emancipação. A idealização da obra reflete um projeto educativo que considera a diversidade como valor fundante e que se compromete com a construção de políticas e práticas pedagógicas acessíveis e humanizadoras. Como propõe Sassaki (2006), a acessibilidade plena é condição essencial para a inclusão social e educacional, abrangendo desde o acesso físico e comunicacional até os recursos didático-pedagógicos adaptados às realidades dos alunos. A produção deste livro incluiu a participação ativa de uma artista surda, Andreza Madildes Barros, responsável pela pintura da capa, feita à mão. Concluinte de curso técnico em design gráfico, pintura e desenho artístico, Andreza é ilustradora e expositora de artes criativas, com atuação voltada para a valorização da diversidade cultural e humana. A escolha dessa artista reafirma o compromisso da obra com a representatividade, a visibilidade e a valorização das múltiplas vozes que compõem o cenário inclusivo na educação básica. Espera-se que este livro inspire educadores, pesquisadores e gestores a assumirem posturas transformadoras diante dos desafios da inclusão, ampliando horizontes e promovendo um futuro educacional mais justo e acessível a todos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1855 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação, pesquisa e tópicos relacionados | pt_BR |
Título: dc.title | Abordagens e Tendências Educacionais Inclusivistas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Abordagens e Tendências Educacionais Inclusivistas.pdf | 1,85 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/984135/2/Abordagens e Tendências Educacionais Inclusivistas.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons