Abordagens e Tendências Educacionais Inclusivistas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtualpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPaula, Arlindo Gomes de-
Autor(es): dc.contributor.authorMilan, Davi-
Autor(es): dc.contributor.authorCampos, Adriano Ricardo de-
Autor(es): dc.contributor.authorShon, Gislaine-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Eva Nascimento de Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Dalva Eliane Antunes dos-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Rosane da Rosa-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Edna Maria da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorLuz, Renato Henrique da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-29T14:51:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-29T14:51:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-29-
identificador: dc.identifier.otherAbordagens e Tendências Educacionais Inclusivistaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984135-
Resumo: dc.description.abstractAs tendências educacionais de nossos dias têm primado, de forma ética e política, pela inclusão social, educacional e comunicacional de todos os sujeitos sociais, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas. Este livro, intitulado “Abordagens e Tendências Educacionais Inclusivistas: Desafios para a Acessibilidade na Educação Básica”, emerge da necessidade de promover reflexões e práticas que reafirmem os princípios da equidade e da justiça social na escola. Sua concepção está ancorada na colaboração de professores especializados, pessoas surdas, intérpretes de Libras, gestores escolares e demais profissionais envolvidos com os parâmetros da inclusão, os quais contribuíram com uma abordagem plural e interdisciplinar. As possibilidades educacionais aqui discutidas foram pensadas à luz da interculturalidade do conhecimento e da funcionalidade das ações pedagógicas. Como destacam as diretrizes legais da educação inclusiva brasileira — a exemplo da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) —, é dever das instituições educacionais garantir acessibilidade e aprendizagem a todos os estudantes. Nesse sentido, a presente obra propõe um novo olhar sobre a formação humana e sobre o papel das práticas escolares na promoção da equidade, respeitando a singularidade dos aprendizes e valorizando o protagonismo de cada sujeito em seu percurso formativo. O livro está estruturado em dez capítulos, cada qual abordando temáticas relevantes e complementares ao debate sobre a inclusão e a acessibilidade. O Capítulo 1 trata das Políticas e Práticas na Educação Básica, contextualizando a educação especial no Brasil. O Capítulo 2 aborda a formação docente na perspectiva sociocultural e interdisciplinar. O Capítulo 3 apresenta uma abordagem comunicativa no ensino de leitura e escrita para surdos. O Capítulo 4 propõe o uso do jogo Matematicando para alunos com TDAH. No Capítulo 5, discutem-se as interseções entre inclusão e educação ambiental na pré-escola. O Capítulo 6 analisa a abordagem bilíngue na aprendizagem da escrita por estudantes surdos. Já o Capítulo 7 reflete sobre a democratização da gestão escolar e o uso de metodologias ativas na educação inclusiva, enquanto o Capítulo 8 evidencia a importância do ambiente escolar para o desenvolvimento social e emocional dos alunos. O Capítulo 9 dedica-se ao atendimento educacional especializado e às adaptações curriculares, e o Capítulo 10 encerra a obra com uma análise sobre a Libras como ferramenta de acesso ao conhecimento para o sujeito surdo. Cada capítulo foi elaborado com rigor metodológico e sensibilidade social, articulando teoria e prática, legislação e experiência pedagógica, em consonância com os desafios vividos nas escolas públicas brasileiras. Este livro é, portanto, mais do que um compilado de estudos e propostas: é um testemunho coletivo do compromisso com a transformação da educação em um espaço de acolhimento, diálogo e emancipação. A idealização da obra reflete um projeto educativo que considera a diversidade como valor fundante e que se compromete com a construção de políticas e práticas pedagógicas acessíveis e humanizadoras. Como propõe Sassaki (2006), a acessibilidade plena é condição essencial para a inclusão social e educacional, abrangendo desde o acesso físico e comunicacional até os recursos didático-pedagógicos adaptados às realidades dos alunos. A produção deste livro incluiu a participação ativa de uma artista surda, Andreza Madildes Barros, responsável pela pintura da capa, feita à mão. Concluinte de curso técnico em design gráfico, pintura e desenho artístico, Andreza é ilustradora e expositora de artes criativas, com atuação voltada para a valorização da diversidade cultural e humana. A escolha dessa artista reafirma o compromisso da obra com a representatividade, a visibilidade e a valorização das múltiplas vozes que compõem o cenário inclusivo na educação básica. Espera-se que este livro inspire educadores, pesquisadores e gestores a assumirem posturas transformadoras diante dos desafios da inclusão, ampliando horizontes e promovendo um futuro educacional mais justo e acessível a todos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1855pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação especialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação, pesquisa e tópicos relacionadospt_BR
Título: dc.titleAbordagens e Tendências Educacionais Inclusivistaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
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