Interações Intermoleculares a partir da diferença de volatilidade: uma sequência didática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Juscelino Pereira-
Autor(es): dc.contributor.authorTeixeira Júnior, José Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-27T16:48:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-27T16:48:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Juscelino Pereira da Silvapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984098-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional foi pensado como uma sequência didática para as aulas de Química, no ensino médio, tendo em vista as dificuldades apresentadas por professores de Química para a abordagem dos conceitos relacionados às interações intermoleculares. De acordo com Sucupira (2017), a sequência didática é tida como um tipo de ferramenta que pode auxiliar o aluno na construção de seu conhecimento, envolvendo um conjunto de atividades a serem aplicadas de maneira sequencial sobre um conteúdo específico. O produto educacional apresentado neste trabalho foi elaborado a partir da dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Federal de Uberlândia, intitulada: “Desenvolvimento de uma sequência didática a partir da análise da abordagem sobre interações intermoleculares nos manuais do professor do PNLD 2021”, defendida em março/2025, sob orientação do prof. José Gonçalves Teixeira Júnior. A dissertação foi planejada tento como objetivo desenvolver uma sequência didática, a partir das análises das propostas apresentadas em sete coleções de livros didáticos, assim como sugere o título da pesquisa. Como público-alvo, a aplicação deste produto é destinada à professores de Educação Básica que atuam no Ensino Médio, servindo como um aporte através de atividades experimentais a serem realizadas pelos estudantes, contribuindo para um aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. O produto se divide em: apresentação ao leitor, metodologia e encaminhamento para as aulas da SD. Este produto educacional foi aplicado à oito turmas do 2°ano do Ensino Médio de uma escola pública, durante a realização das aulas da disciplina de Química. As aulas foram ministradas enquanto mestrando, sendo acompanhadas pela professora regente, sendo atividade obrigatória da disciplina “Prática docente Supervisionada” do programa. Este produto foi validado pelos membros da banca de qualificação e de defesa da dissertação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent146.616 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de Químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectinterações intermolecularespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectvolatilidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectsequência didáticapt_BR
Título: dc.titleInterações Intermoleculares a partir da diferença de volatilidade: uma sequência didáticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons