Educação em números: um panorama das avaliações em larga escala no Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Amplamentept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMaurício Aires, Vieira-
Autor(es): dc.contributor.authorWeider Silva, Pinheiro-
Autor(es): dc.contributor.authorCarlos Daniel Chaves, Paiva-
Autor(es): dc.contributor.authorCássio Fabian Sarquis de, Campos-
Autor(es): dc.contributor.authorJonas Martins de, Lima Filho-
Autor(es): dc.contributor.authorAna Julia Torres de Lacerda, Fraz-
Autor(es): dc.contributor.authorJosé Roberto dos, Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorFrancisco Jorge, Gondim-
Autor(es): dc.contributor.authorDouglas Nascimento dos, Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-27T14:45:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-27T14:45:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.editoraamplamente.com/ebook-educacao-em-numeros-
identificador: dc.identifier.otherEducação em números: um panorama das avaliações em larga escala no Brasilpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984095-
Resumo: dc.description.abstractAs avaliações educacionais em larga escala desempenham um papel fundamental na compreensão dos desafios e avanços da educação brasileira. Desde o diagnóstico de aprendizagens até a formulação de políticas públicas, esses instrumentos oferecem dados essenciais para orientar decisões pedagógicas, administrativas e políticas. Mas o que realmente sabemos sobre essas avaliações? Como elas impactam a qualidade da educação? E de que forma os resultados influenciam a trajetória de estudantes e escolas em todo o país? Este e-book, intitulado “Educação em Números: Um Panorama das Avaliações em Larga Escala no Brasil”, nasce com o propósito de reunir, de forma acessível e crítica, informações sobre os principais sistemas avaliativos que compõem o cenário educacional brasileiro. Com uma linguagem clara e objetiva, buscamos contribuir para a compreensão de temas muitas vezes abordados de maneira técnica e distante das vivências cotidianas de educadores, gestores e estudantes. Ao longo dos capítulos, percorremos a trajetória das principais avaliações em larga escala aplicadas no Brasil e no exterior, examinando suas características, objetivos e desafios. O leitor encontrará análises sobre o SAEB, instrumento central para o diagnóstico da educação básica; a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), que busca entender as etapas iniciais do letramento; e a Prova Brasil, cuja importância se reflete diretamente na composição do IDEB. Discutimos ainda a evolução do ENEM, hoje uma das principais portas de acesso ao ensino superior no país, e refletimos sobre o desempenho do Brasil no PISA, avaliação internacional que posiciona a educação brasileira em um cenário comparado. Por fim, exploramos o ENADE, que avalia a qualidade dos cursos de ensino superior no país. Esperamos que esta obra possa ampliar os horizontes de compreensão sobre o papel das avaliações educacionais em larga escala, incentivando o debate crítico e informando práticas pedagógicas mais conscientes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1000pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscola - Brasilpt_BR
Título: dc.titleEducação em números: um panorama das avaliações em larga escala no Brasilpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons