
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Editora Amplamente | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Maurício Aires, Vieira | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Weider Silva, Pinheiro | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Carlos Daniel Chaves, Paiva | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Cássio Fabian Sarquis de, Campos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Jonas Martins de, Lima Filho | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ana Julia Torres de Lacerda, Fraz | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | José Roberto dos, Santos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Francisco Jorge, Gondim | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Douglas Nascimento dos, Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-27T14:45:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-27T14:45:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.editoraamplamente.com/ebook-educacao-em-numeros | - |
| identificador: dc.identifier.other | Educação em números: um panorama das avaliações em larga escala no Brasil | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984095 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | As avaliações educacionais em larga escala desempenham um papel fundamental na compreensão dos desafios e avanços da educação brasileira. Desde o diagnóstico de aprendizagens até a formulação de políticas públicas, esses instrumentos oferecem dados essenciais para orientar decisões pedagógicas, administrativas e políticas. Mas o que realmente sabemos sobre essas avaliações? Como elas impactam a qualidade da educação? E de que forma os resultados influenciam a trajetória de estudantes e escolas em todo o país? Este e-book, intitulado “Educação em Números: Um Panorama das Avaliações em Larga Escala no Brasil”, nasce com o propósito de reunir, de forma acessível e crítica, informações sobre os principais sistemas avaliativos que compõem o cenário educacional brasileiro. Com uma linguagem clara e objetiva, buscamos contribuir para a compreensão de temas muitas vezes abordados de maneira técnica e distante das vivências cotidianas de educadores, gestores e estudantes. Ao longo dos capítulos, percorremos a trajetória das principais avaliações em larga escala aplicadas no Brasil e no exterior, examinando suas características, objetivos e desafios. O leitor encontrará análises sobre o SAEB, instrumento central para o diagnóstico da educação básica; a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), que busca entender as etapas iniciais do letramento; e a Prova Brasil, cuja importância se reflete diretamente na composição do IDEB. Discutimos ainda a evolução do ENEM, hoje uma das principais portas de acesso ao ensino superior no país, e refletimos sobre o desempenho do Brasil no PISA, avaliação internacional que posiciona a educação brasileira em um cenário comparado. Por fim, exploramos o ENADE, que avalia a qualidade dos cursos de ensino superior no país. Esperamos que esta obra possa ampliar os horizontes de compreensão sobre o papel das avaliações educacionais em larga escala, incentivando o debate crítico e informando práticas pedagógicas mais conscientes. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1000 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação Educacional | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola - Brasil | pt_BR |
| Título: dc.title | Educação em números: um panorama das avaliações em larga escala no Brasil | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons