Interdisciplinaridade e educação: conectando saberes para a prática docente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Amplamentept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorWeider Silva, Pinheiro-
Autor(es): dc.contributor.authorEvelyn Aida Tonioli, Valente-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-27T14:41:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-27T14:41:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.editoraamplamente.com/ebook-interdisciplinaridade-e-educacao-
identificador: dc.identifier.otherInterdisciplinaridade e educação: conectando saberes para a prática docentept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984094-
Resumo: dc.description.abstractO conceito de interdisciplinaridade, amplamente discutido por teóricos da educação, remete à necessidade de diálogo entre diferentes áreas do saber, possibilitando uma compreensão mais ampla e contextualizada dos fenômenos estudados. Como destaca Japiassu (1976), a interdisciplinaridade não se restringe à justaposição de conteúdos de distintas disciplinas, mas implica uma interação real entre elas, gerando novas perspectivas e conhecimentos. Para Fazenda (1999), essa abordagem exige um movimento constante de superação das barreiras disciplinares, demandando dos educadores uma postura investigativa e colaborativa. Diante desse cenário, este e-book tem como objetivo explorar os fundamentos, desafios e possibilidades da interdisciplinaridade na prática docente, considerando sua aplicação em diferentes dimensões da educação. Ao longo dos capítulos, são abordados aspectos teóricos e metodológicos da interdisciplinaridade, sua relação com o currículo, metodologias ativas e recursos digitais, além de sua importância na educação especial e na formação docente. No primeiro capítulo, discutem-se os fundamentos da interdisciplinaridade na educação, ressaltando seu papel na construção de uma aprendizagem mais integrada e contextualizada. Em seguida, no segundo capítulo, são analisados os desafios e possibilidades na construção de currículos interdisciplinares, considerando as implicações pedagógicas e institucionais dessa proposta. A relação entre metodologias ativas e interdisciplinaridade é explorada no terceiro capítulo, destacando práticas inovadoras na Educação Básica. No quarto capítulo, são apresentados recursos digitais para práticas interdisciplinares, evidenciando o potencial das tecnologias para o desenvolvimento de aprendizagens integradas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1000pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática Docentept_BR
Título: dc.titleInterdisciplinaridade e educação: conectando saberes para a prática docentept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons