Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFES CAMPUS VITÒRIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nogueira, Edilson | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Caliari, Rogério | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-26T17:21:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-26T17:21:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/6055 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional_Edilson Nogueira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984076 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho é um “Estudo de Caso” com abordagem descritiva exploratória de natureza qualitativa que analisou as contribuições do Programa de Assistência Estudantil (PAE) para os estudantes do Ensino Médio Integrado no Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim para o desenvolvimento da emancipação dos sujeitos, considerando as questões que abordam ensino, permanência e êxito escolar. No percurso metodológico, utilizamos levantamento bibliográfico, questionários e análise de percepções de 132 estudantes do Ensino Médio Integrado, dados coletados entre julho e agosto de 2024. O objetivo foi identificar desafios e desenvolver Produtos Educacionais para suprir lacunas na assistência estudantil, contribuindo para a Educação Profissional e Tecnológica. A partir dos conceitos e referencial teórico da omnilateralidade, da politecnia, do Trabalho como princípio educativo, Ensino Médio Integrado e Educação Profissional Tecnológica, buscamos embasar a pesquisa para descobrir alguns caminhos que possam conduzir os estudantes de uma visão inicial e tecnicista à emancipação, baseados em Gramsci (2016), Freire (2000), Ciavatta, Frigoto (2005), Ramos (2005), Saviani (2007). Os resultados desse trabalho nos permitiram relacionar os desafios na efetivação das contribuições do programa na promoção da emancipação dos estudantes e construir os dois produtos educacionais capazes de enriquecer, ainda mais, o trabalho da Assistência Estudantil no campus junto à equipe da assistência estudantil e estudantes. Como resultado foram elaborados dois produtos educacionais: Uma sala de atividades no AVA Moodle (Ambiente virtual de Aprendizagem) a fim de facilitar a comunicação e acompanhamento dos estudantes participantes do programa pela equipe de assistência estudantil e uma série de vídeos sobre o tema para ampliar a informação e esclarecimento das dúvidas dos estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 638 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Emancipação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio integrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Programa de assistência Estudantil | pt_BR |
Título: dc.title | PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFES: SUA CONTRIBUIÇÃO NA EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional_Edilson Nogueira.pdf | 638 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/984076/2/Produto Educacional_Edilson Nogueira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons