PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFES: SUA CONTRIBUIÇÃO NA EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFES CAMPUS VITÒRIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNogueira, Edilson-
Autor(es): dc.contributor.authorCaliari, Rogério-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-26T17:21:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-26T17:21:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/6055-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional_Edilson Nogueirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984076-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho é um “Estudo de Caso” com abordagem descritiva exploratória de natureza qualitativa que analisou as contribuições do Programa de Assistência Estudantil (PAE) para os estudantes do Ensino Médio Integrado no Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim para o desenvolvimento da emancipação dos sujeitos, considerando as questões que abordam ensino, permanência e êxito escolar. No percurso metodológico, utilizamos levantamento bibliográfico, questionários e análise de percepções de 132 estudantes do Ensino Médio Integrado, dados coletados entre julho e agosto de 2024. O objetivo foi identificar desafios e desenvolver Produtos Educacionais para suprir lacunas na assistência estudantil, contribuindo para a Educação Profissional e Tecnológica. A partir dos conceitos e referencial teórico da omnilateralidade, da politecnia, do Trabalho como princípio educativo, Ensino Médio Integrado e Educação Profissional Tecnológica, buscamos embasar a pesquisa para descobrir alguns caminhos que possam conduzir os estudantes de uma visão inicial e tecnicista à emancipação, baseados em Gramsci (2016), Freire (2000), Ciavatta, Frigoto (2005), Ramos (2005), Saviani (2007). Os resultados desse trabalho nos permitiram relacionar os desafios na efetivação das contribuições do programa na promoção da emancipação dos estudantes e construir os dois produtos educacionais capazes de enriquecer, ainda mais, o trabalho da Assistência Estudantil no campus junto à equipe da assistência estudantil e estudantes. Como resultado foram elaborados dois produtos educacionais: Uma sala de atividades no AVA Moodle (Ambiente virtual de Aprendizagem) a fim de facilitar a comunicação e acompanhamento dos estudantes participantes do programa pela equipe de assistência estudantil e uma série de vídeos sobre o tema para ampliar a informação e esclarecimento das dúvidas dos estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent638 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEmancipaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrograma de assistência Estudantilpt_BR
Título: dc.titlePROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFES: SUA CONTRIBUIÇÃO NA EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacionalpt_BR
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