A ABORDAGEM DE ENSINO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO MINEIRA: O CASO DA ESCOLA ESTADUAL MARIA DE LUCCA PINTO COELHO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFES CAMPUS VITÒRIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCôrtes, Glaciana-
Autor(es): dc.contributor.authorCaliari, Rogério-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-26T17:09:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-26T17:09:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/6122-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Glaciana Sebastiana Alves Amâncio Côrtespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984064-
Resumo: dc.description.abstractO presente texto foi desenvolvido na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT que tem como objetivo analisar a Abordagem de Ensino na adoção da Educação Profissional e Tecnológica - EPT no Ensino Médio de uma escola da rede estadual mineira. A partir do referencial teórico Gonçalves (2012) (2019), Saviani (2003) (2008) entre outros foi realizado um “Estudo de Caso” Mizukami (1986), Freire (1979) (1987) (1996) e outros sobre o tema. A abordagem é na forma de uma pesquisa qualitativa com a interação direta com os professores do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do Ensino Médio Integral Profissional da Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho, localizada no município de Manhuaçu. Busca-se analisar o predomínio na escola da abordagem sociocultural e/ou da abordagem tradicional no ensino da Educação Profissional e Tecnológica, descrevendo suas vulnerabilidades e potencialidades através das análises dos questionários, da bibliografia pesquisada e do contexto histórico. A partir das reflexões realizadas, foi elaborada, como Produto Educacional, uma “Cartilha Didática”, um guia educacional que possibilita uma contribuição metodológica e mediação política da formação omnilateral e do Trabalho como princípio educativo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent12,2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem de Ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Omnilateralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho como Princípio Educativopt_BR
Título: dc.titleA ABORDAGEM DE ENSINO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO MINEIRA: O CASO DA ESCOLA ESTADUAL MARIA DE LUCCA PINTO COELHOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacionalpt_BR
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