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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | IFES CAMPUS VITÒRIA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Rodrigo | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Jesus, Renata | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-26T16:56:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-26T16:56:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/6206 | - |
| identificador: dc.identifier.other | App ProfEPT Metodologia - Metodologias de Tratamento e Análise de Dados | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984063 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Diante da necessidade de discutir a sustentabilidade frente aos crescentes impactos ambientais e à complexidade da temática ambiental, especialmente no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, torna-se essencial desenvolver programas e práticas pedagógicas institucionalizadas que promovam a formação de agentes educadores ambientais. Estas iniciativas são cruciais para enfrentar os desafios atuais, contribuindo para a conscientização e a promoção da educação para um desenvolvimento sustentável. Neste contexto, este estudo foi realizado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utiliza o método da pesquisa colaborativa para desenvolver e criar um guia didático, orientando a aplicação de um curso de formação continuada em ecoeducação para agentes públicos, com ênfase nas Trilhas Interpretativas. O objetivo geral é investigar o impacto desse curso nas habilidades ecoeducadoras dos agentes públicos dos setores de Segurança Pública, Educação e Meio Ambiente do Estado do Espírito Santo. A investigação emprega a técnica de análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin para analisar os dados coletados por meio de diários de campo, questionários e registros fotográficos durante o curso "Metodologias Ativas em Ecoeducação para Agentes Públicos", promovido pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo. Estruturado em cinco encontros, o curso incluiu aulas teóricas, práticas e visitas técnicas. Os resultados indicam uma contribuição significativa na capacitação dos agentes públicos, fornecendo-lhes ferramentas e conhecimentos necessários para promover a Educação Ambiental nos setores mencionados, além de potencialmente influenciar positivamente as práticas e políticas ambientais locais. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,39 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ecoeducação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Interpretação Ambiental | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
| Título: dc.title | A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A FORMAÇÃO DE AGENTES ECOEDUCADORES POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS E INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e tecnológica | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
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