A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A FORMAÇÃO DE AGENTES ECOEDUCADORES POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS E INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFES CAMPUS VITÒRIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Rodrigo-
Autor(es): dc.contributor.authorJesus, Renata-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-26T16:56:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-26T16:56:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/6206-
identificador: dc.identifier.otherApp ProfEPT Metodologia - Metodologias de Tratamento e Análise de Dadospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984063-
Resumo: dc.description.abstractDiante da necessidade de discutir a sustentabilidade frente aos crescentes impactos ambientais e à complexidade da temática ambiental, especialmente no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, torna-se essencial desenvolver programas e práticas pedagógicas institucionalizadas que promovam a formação de agentes educadores ambientais. Estas iniciativas são cruciais para enfrentar os desafios atuais, contribuindo para a conscientização e a promoção da educação para um desenvolvimento sustentável. Neste contexto, este estudo foi realizado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utiliza o método da pesquisa colaborativa para desenvolver e criar um guia didático, orientando a aplicação de um curso de formação continuada em ecoeducação para agentes públicos, com ênfase nas Trilhas Interpretativas. O objetivo geral é investigar o impacto desse curso nas habilidades ecoeducadoras dos agentes públicos dos setores de Segurança Pública, Educação e Meio Ambiente do Estado do Espírito Santo. A investigação emprega a técnica de análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin para analisar os dados coletados por meio de diários de campo, questionários e registros fotográficos durante o curso "Metodologias Ativas em Ecoeducação para Agentes Públicos", promovido pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo. Estruturado em cinco encontros, o curso incluiu aulas teóricas, práticas e visitas técnicas. Os resultados indicam uma contribuição significativa na capacitação dos agentes públicos, fornecendo-lhes ferramentas e conhecimentos necessários para promover a Educação Ambiental nos setores mencionados, além de potencialmente influenciar positivamente as práticas e políticas ambientais locais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,39 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEcoeducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterpretação Ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
Título: dc.titleA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A FORMAÇÃO DE AGENTES ECOEDUCADORES POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS E INTERPRETAÇÃO AMBIENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacionalpt_BR
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