GUIA PRÁTICO PARA DOCENTES DE ENFERMAGEM SOBRE ENSINO DA SEGURANÇA DO PACIENTE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPires, Maiza de Oliveira Abreu-
Autor(es): dc.contributor.authorGalvão, Edna Ferreira Coelho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-24T00:12:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-24T00:12:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-04-
identificador: dc.identifier.otherGUIA PRÁTICO PARA DOCENTES DE ENFERMAGEM SOBRE ENSINO DA SEGURANÇA DO PACIENTEpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984028-
Resumo: dc.description.abstractAos professores da graduação em Enfermagem, convido-os a conhecer o Guia Prático para Docentes de Enfermagem sobre Ensino da Segurança do Paciente, elaborado como produto da dissertação de Mestrado Ensino em Saúde na Amazônia (PPGESA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA). A finalidade deste guia, organizado por professoras, é fornecer orientações de ensino em segurança do paciente, de forma que favoreça auxílio para transmissão de assuntos teóricos, especialmente considerando metodologias práticas, direcionadas preferencialmente para docentes de Enfermagem. É importante ressaltar que este guia de forma alguma substitui a busca de outros conteúdos científicos, mas objetiva sugerir procedimentos metodológicos à serem aplicados no ensino da segurança do paciente, de forma que venha corroborar com as práticas pedagógicas utilizadas nas aulas ministradas, visando trazer avanços no ensino e ofertar um preparo de qualidade, trazendo, consequentemente, mais segurança para os alunos e posterior melhoria na assistência prestada à saúde dos indivíduos na comunidade brasileira em geral. Este guia foi elaborado considerando as informações obtidas a partir da revisão de literatura e pesquisa de campo realizada na instituição de ensino Faculdade Adventista da Amazônia (FAAMA). O mesmo será submetido a processo de avaliação e validação por juízes-especialistas. A maioria das aulas sugerem atividades que envolvem teoria e prática, haja vista que a construção do presente trabalho levou em consideração as sugestões mencionadas pelos discentes do curso de Enfermagem que foram entrevistados, sendo relatado por vários deles, a necessidade principalmente de aulas que tenham maior aproximação com a prática clínica, que enfatizem a segurança do paciente, para que assim seja facilitado o aprendizado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent76 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem - Ensino. Segurança do paciente. Produto educacionalpt_BR
Título: dc.titleGUIA PRÁTICO PARA DOCENTES DE ENFERMAGEM SOBRE ENSINO DA SEGURANÇA DO PACIENTEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Mestrado Profissional em Ensino em Saúde na Amazônia (ESA)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino em Segurança do Pacientept_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons