Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Acre | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Mariana Ferreira dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Gahelyka Aghta Pantano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-23T14:10:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-23T14:10:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | ProdutoEducacional_VsFinal | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984024 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é a materialização da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – MPECIM, da Universidade Federal do Acre – UFAC. Trata-se de um Guia Didático que alia teoria e prática com intuito de fortalecer os processos de ensino e aprendizagem, a partir de uma leitura crítica e reflexiva dobcontexto formativo dos licenciandos em Química, contribuindo para a prática pedagógica de professores em formação e professores em efetivo exercício na docência. O material didático tem como foco central o estudo das analogias como estratégia didática, a partir do conteúdo cinética química, que estuda a velocidade da reação, sendo essa temática comumente empregada no cotidiano, por exemplo, na conservação dos alimentos, na utilização de catalisadores nas grandes indústrias e laboratórios, dentre outros. Assim, a linguagem Analógica surge como uma alternativa para relacionar um conceito complexo (alvo) com algo familiar ao cotidiano dos alunos (análogo). Nessa lógica, o produto educacional visa o fomento da prática docente no contexto da sala de aula, especificamente, na disciplina de Química, utilizando-se das analogias como estratégia didática, a fim de possibilitar a participação ativa dos alunos nos processos de ensino e aprendizagem, à medida que se relaciona o conceito científico com algo análogo às suas experiências e vivências, constituindo assim a sua autonomia. Diante disso, este produto tem por objetivo propiciar a compreensão de como o uso das analogias pode contribuir nos processos de ensino e aprendizagem em Química, possibilitando a apropriação de conteúdos escolares, e apontando novas possibilidades para uma educação construtiva. Por fim, espera-se que o material reúna as orientações necessárias, a fim de que possa auxiliar os professores na utilização das analogias como recurso didático nas suas aulas, de forma planejada e sistematizada, rompendo o paradigma do ensino tradicional, mecanicista, memorístico, adotando uma perspectiva libertadora do ensino, abrilhantando a prática docente no ensino de conceito complexos e com alto grau de abstração. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.7MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Analogias | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégia Didática | pt_BR |
Título: dc.title | Aprendendo com Analogias Guia Didático para o uso de Analogias no Estudo de Cinética Química | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática - MPECIM | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ProdutoEducacional_VsFinal.pdf | 4,8 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/984024/2/ProdutoEducacional_VsFinal.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons