Aprendendo com Analogias Guia Didático para o uso de Analogias no Estudo de Cinética Química

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Acrept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Mariana Ferreira dos-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Gahelyka Aghta Pantano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-23T14:10:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-23T14:10:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-23-
identificador: dc.identifier.otherProdutoEducacional_VsFinalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984024-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é a materialização da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – MPECIM, da Universidade Federal do Acre – UFAC. Trata-se de um Guia Didático que alia teoria e prática com intuito de fortalecer os processos de ensino e aprendizagem, a partir de uma leitura crítica e reflexiva dobcontexto formativo dos licenciandos em Química, contribuindo para a prática pedagógica de professores em formação e professores em efetivo exercício na docência. O material didático tem como foco central o estudo das analogias como estratégia didática, a partir do conteúdo cinética química, que estuda a velocidade da reação, sendo essa temática comumente empregada no cotidiano, por exemplo, na conservação dos alimentos, na utilização de catalisadores nas grandes indústrias e laboratórios, dentre outros. Assim, a linguagem Analógica surge como uma alternativa para relacionar um conceito complexo (alvo) com algo familiar ao cotidiano dos alunos (análogo). Nessa lógica, o produto educacional visa o fomento da prática docente no contexto da sala de aula, especificamente, na disciplina de Química, utilizando-se das analogias como estratégia didática, a fim de possibilitar a participação ativa dos alunos nos processos de ensino e aprendizagem, à medida que se relaciona o conceito científico com algo análogo às suas experiências e vivências, constituindo assim a sua autonomia. Diante disso, este produto tem por objetivo propiciar a compreensão de como o uso das analogias pode contribuir nos processos de ensino e aprendizagem em Química, possibilitando a apropriação de conteúdos escolares, e apontando novas possibilidades para uma educação construtiva. Por fim, espera-se que o material reúna as orientações necessárias, a fim de que possa auxiliar os professores na utilização das analogias como recurso didático nas suas aulas, de forma planejada e sistematizada, rompendo o paradigma do ensino tradicional, mecanicista, memorístico, adotando uma perspectiva libertadora do ensino, abrilhantando a prática docente no ensino de conceito complexos e com alto grau de abstração.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.7MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectAnalogiaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia Didáticapt_BR
Título: dc.titleAprendendo com Analogias Guia Didático para o uso de Analogias no Estudo de Cinética Químicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática - MPECIMpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons