INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS ARAQUARI E A EXTENSÃO: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA AÇÃO DIALÓGICA

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Catarinensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMAI, Simone Elisa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-23T14:08:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-23T14:08:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.youtube.com/watch?v=BAdCX99_k1k-
identificador: dc.identifier.otherA extensão que dialogapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984023-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo compreender como se dão as relações dialógicas no fazer extensionista e se estão alinhadas aos arranjos produtivos sociais locais e culturais locais tendo como base os projetos de extensão do Campus Araquari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) realizados nos anos de 2022 e 2023. Para tal, realizou-se um embasamento teórico abarcando as categorias de História da Educação Profissional e Tecnológica, Os 65 anos do Campus Araquari, Da Extensão Universitária à Extensão Tecnológica no Brasil e os Documentos que norteiam a Extensão no IFC. Trata-se de uma pesquisa mista com abordagens/métodos qualitativos e quantitativos, de natureza aplicada, cujos procedimentos envolveram o levantamento bibliográfico, pesquisa documental e legal. Inicialmente, foram identificados e analisados documentos relacionados aos projetos de extensão no IFC Campus Araquari. Foram levantados 21 projetos com editais internos do campus, com concessão de bolsa e sem concessão de bolsa. Com base nesta realidade, incluímos, nos caminhos do método, a Análise de Conteúdo para analisar os 21 projetos e estabelecer quantitativamente graus de relacionamento entre os projetos e as categorias temáticas de análise. O resultado desta análise culminou em cinco projetos que seguiram para a etapa de entrevista semiestruturada. A pesquisa envolveu a realização de 16 entrevistas com a comunidade interna/externa. Com base nos sujeitos participantes da pesquisa foi desenvolvido um Produto Educacional em formato de vídeo, intitulado: “A Extensão que dialoga”. A base teórica abrangeu diversos autores, destacando-se: Cichaczewski (2022, 2023), Cichaczewski e Castro 2020, Cunha (2005), Frigotto (2018), Frigotto; Ciavatta e Ramos (2010), Junior Raitani (2010), Manfredi (2002), Octaviano (2010), Pacheco (2012), Ramos (2014), Sobral (2015) e Vieira e Souza Junior (2016), no campo da Educação Profissional e Tecnológica. No que diz respeito à história do IFC Campus Araquari foram consideradas as contribuições dos autores: Cardoso (2013), Castro e Costa (2022), Cristofolini et. al. (2009), Güttschow (2018), Oliveira (2013), Pacheco (2015) e Raitani Júnior (2018). Para compreender a História da Extensão no Brasil e também a Extensão Tecnológica foram utilizados os autores Botomé (1996), CONIF (2013), Foligno et al., (2021), Messina Gomez et al., (2019), Christofoletti e Serafim (2020), FORPROEX (1987), FORPROEXT (2013), Freire (1983), Incrocci e Andrade (2018); Nogueira (2000) e Thiollent; Santos e Imperatore ( 2018). Os resultados permitem compreender que a instituição está percorrendo o caminho com vistas a construir uma identidade extensionista em que a extensão, o ensino e a pesquisa se constituam enquanto relação dialógica conectada com as realidades locais. Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), e foi conduzido na perspectiva do macroprojeto 4, que diz respeito à história e memórias no contexto da EPT.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3840 x 2160ppt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeLink de Youtubept_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica. Extensão. Dialogicidade.pt_BR
Título: dc.titleINSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS ARAQUARI E A EXTENSÃO: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA AÇÃO DIALÓGICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeapresentaçãopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em educação profissional e tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineelaboraçaõ de pesquisa/ dissertaçãopt_BR
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