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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Catarinense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MAI, Simone Elisa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-23T14:08:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-23T14:08:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.youtube.com/watch?v=BAdCX99_k1k | - |
identificador: dc.identifier.other | A extensão que dialoga | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984023 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo compreender como se dão as relações dialógicas no fazer extensionista e se estão alinhadas aos arranjos produtivos sociais locais e culturais locais tendo como base os projetos de extensão do Campus Araquari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) realizados nos anos de 2022 e 2023. Para tal, realizou-se um embasamento teórico abarcando as categorias de História da Educação Profissional e Tecnológica, Os 65 anos do Campus Araquari, Da Extensão Universitária à Extensão Tecnológica no Brasil e os Documentos que norteiam a Extensão no IFC. Trata-se de uma pesquisa mista com abordagens/métodos qualitativos e quantitativos, de natureza aplicada, cujos procedimentos envolveram o levantamento bibliográfico, pesquisa documental e legal. Inicialmente, foram identificados e analisados documentos relacionados aos projetos de extensão no IFC Campus Araquari. Foram levantados 21 projetos com editais internos do campus, com concessão de bolsa e sem concessão de bolsa. Com base nesta realidade, incluímos, nos caminhos do método, a Análise de Conteúdo para analisar os 21 projetos e estabelecer quantitativamente graus de relacionamento entre os projetos e as categorias temáticas de análise. O resultado desta análise culminou em cinco projetos que seguiram para a etapa de entrevista semiestruturada. A pesquisa envolveu a realização de 16 entrevistas com a comunidade interna/externa. Com base nos sujeitos participantes da pesquisa foi desenvolvido um Produto Educacional em formato de vídeo, intitulado: “A Extensão que dialoga”. A base teórica abrangeu diversos autores, destacando-se: Cichaczewski (2022, 2023), Cichaczewski e Castro 2020, Cunha (2005), Frigotto (2018), Frigotto; Ciavatta e Ramos (2010), Junior Raitani (2010), Manfredi (2002), Octaviano (2010), Pacheco (2012), Ramos (2014), Sobral (2015) e Vieira e Souza Junior (2016), no campo da Educação Profissional e Tecnológica. No que diz respeito à história do IFC Campus Araquari foram consideradas as contribuições dos autores: Cardoso (2013), Castro e Costa (2022), Cristofolini et. al. (2009), Güttschow (2018), Oliveira (2013), Pacheco (2015) e Raitani Júnior (2018). Para compreender a História da Extensão no Brasil e também a Extensão Tecnológica foram utilizados os autores Botomé (1996), CONIF (2013), Foligno et al., (2021), Messina Gomez et al., (2019), Christofoletti e Serafim (2020), FORPROEX (1987), FORPROEXT (2013), Freire (1983), Incrocci e Andrade (2018); Nogueira (2000) e Thiollent; Santos e Imperatore ( 2018). Os resultados permitem compreender que a instituição está percorrendo o caminho com vistas a construir uma identidade extensionista em que a extensão, o ensino e a pesquisa se constituam enquanto relação dialógica conectada com as realidades locais. Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), e foi conduzido na perspectiva do macroprojeto 4, que diz respeito à história e memórias no contexto da EPT. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3840 x 2160p | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Link de Youtube | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica. Extensão. Dialogicidade. | pt_BR |
Título: dc.title | INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS ARAQUARI E A EXTENSÃO: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA AÇÃO DIALÓGICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | apresentação | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em educação profissional e tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | elaboraçaõ de pesquisa/ dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
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