
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Queiróz, Rafael Sampaio de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-22T14:31:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-22T14:31:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| identificador: dc.identifier.other | A história vivida na rua: o ensino da história local em Nova Andradina/MS como prática emancipatória | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984011 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho propõe uma reflexão acerca do ensino de história, do livro didático e das possibilidades com o ensino de história local em uma perspectiva da História Vista de Baixo e a História à Contrapelo. O conteúdo apresentado, discorre nas perspectivas de Walter Benjamin, com a ideia da “História à Contrapelo”, em que o mesmo tece uma crítica para uma história que ele considera como “tradicional e linear”, haja vista que ele argumenta contra essa ideia de progresso e diz que a mesma é uma construção que serve para os interesses de uma “classe dominante”, nesse contexto, Benjamin, sugere que haja espaços para novas narrativas, de forma mais crítica e reflexiva, fornecendo espaços para as vozes que foram silenciadas no decorrer dos tempos, e vozes estas, das pessoas comuns, ou seja, fazer uma história à contrapelo. Não obstante ao pensamento de Benjamin, este trabalho também se apoia no pensamento de Rüsen a respeito do ensino de história, de forma que torna-se possível compreender uma familiaridade entre as principais ideias apresentadas anteriormente, (por Benjamin), e em Rüsen, é possível perceber que o mesmo defende que a história seja ensinada de forma crítica/reflexiva, em que a aula não seja uma simples transmissão de fatos e datas. Rüsen argumenta que o ensino da história deve se comprometer a desenvolver/estimular a capacidade de pensar crítica e historicamente e não um trabalho de memorização de fatos e datas de maneira cronológica, a aula para esta teoria precisa ter foco na interpretação, no desenvolvimento crítico e na conexão dos conteúdos com a experiência humana, vivida no cotidiano e que são trazidas por cada aluno(a) em sala de aula. No tocante ao livro didático, a perspectiva de Circe Bittencourt acompanha as ideias apresentadas em Benjamin e Rüsen, quando ela apresenta uma crítica para as abordagens dos livros didáticos que também trazem uma história linear e progressista, e que muitas vezes os livros didáticos trazem um conteúdo “tradicional”, voltado a nomes e eventos, o que pode trazer uma visão distorcida da história e ignora grupos marginalizados pela sociedade. O material didático disponível para as escolas sobre a história de Nova Andradina/MS foi analisado e, por fim, o texto traz possibilidades de trabalhos didáticos voltados à professores(as) do ensino fundamental II e do ensino médio, apresentando algumas sequências de textos e atividades que são disponibilizadas como subsídio para serem utilizadas em aulas com a temática da história local. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, História Local, História à Contrapelo | pt_BR |
| Título: dc.title | A história vivida na rua: o ensino da história local em Nova Andradina/MS como prática emancipatória | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| FINALIZADA - DISSERTACAO RAFAEL SAMPAIO.pdf | 4,2 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/984011/2/FINALIZADA - DISSERTACAO RAFAEL SAMPAIO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons