As representações sociais das populações negras no livro didático de História: processos de invisibilidade e subalternização.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDOS SANTOS, FABIO GOMES DE SOUSA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-21T14:05:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-21T14:05:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherAs representações sociais das populações negras no livro didático de História: processos de invisibilidade e subalternização.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984004-
Resumo: dc.description.abstractO projeto de pesquisa intitulado As representações sociais das populações negras no livro didático de História: processos de invisibilidade e subalternização, está vinculado ao Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA, e a linha de Pesquisa Saberes Históricos no Espaço Escolar, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul -UEMS. Tem como objetivo analisar como as populações negras são representadas no livro didático de História do Projeto Araribá, utilizado com a turma do 8o ano do Ensino Fundamental, referente ao Programa Nacional do Livro Didático/PNLD 2020/2023, e as implicações nas abordagens das questões raciais no Ensino de História. Para a análise desta temática, buscamos aporte teórico na historiografia, com destaque para os estudos de Roger Chartier, afim de compreender o conceito de representação associado à ideia das relações entre as representações coletivas e as práticas sociais; nos estudos sobre educação para as relações étnico-raciais e nos estudos decoloniais para problematizar o processo de construção histórica do racismo no Brasil a partir do século XIX, compreendendo como a educação, ao reproduzir o pensamento da época, acabou ecoando o racismo e a subalternização do negro em sua constituição, inclusive no Ensino de História. Para a produção dos dados da pesquisa realizamos uma análise do referido livro didático para compreender como as populações negras são representadas nesse documento. Desta forma, pretendemos contribuir com as discussões relacionadas as populações negras, em questões como educação, direito, cidadania e reparação histórica, contribuindo para a superação de todas as tentativas de invisibilidade e subalternização dessas populações. Os livros didáticos são valiosos instrumentos de democratização do saber e exercem papel fundamental na formação escolar do/a aluno/a, importa compreender como esse material pode ser utilizado para construção de um processo educacional plural e livre de todas as estratégias de exclusão. Os resultados da pesquisa mostram, por um lado, que o livro analisado ainda carrega as marcas da perspectiva da colonialidade. Os processos envolvendo as populações negras são apresentadas, em grande medida, a partir do viés dos dominadores, os negros são subalternizados e guetizados. Por outro lado, existem indícios de decolonialidade quando o livro apresenta movimentos de resistência dos negros ao regime escravocrata, embora essa perspectiva seja incipiente. Assim, no livro didático de História analisado, predominam as representações das populações negras de maneira estereotipada, caracterizando essas populações como subalternas, como serviçais associados aos processos de escravidão. A partir dos resultados da pesquisa, produzimos cinco propostas de planos de aula de história para o 8o ano do Ensino Fundamental II, que serão disponibilizados para os/as professores/as, como uma possibilidade, dentre tantas outras, de contribuir com as reflexões que envolvem o combate ao racismo e a segregação, e fomentar a valorização da população negra.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Livro didático; Negros; Representação.pt_BR
Título: dc.titleAs representações sociais das populações negras no livro didático de História: processos de invisibilidade e subalternização.pt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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