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Série de vídeos para o cuidado domiciliar de pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) - VIDEO 4 – Alimentação e Respiração.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas-
Autor(es): dc.contributor.authorTeixeira, Geraldo Magella-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Almira Alves dos-
Autor(es): dc.contributor.authorBarbosa, Wilames Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-20T14:54:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-20T14:54:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-20-
identificador: dc.identifier.otherSérie de vídeos para o cuidado domiciliar de pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) - VIDEO 4 – Alimentação e Respiração.-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983972-
Resumo: dc.description.abstractO Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma condição neurológica severa e é a segunda maior causa de mortes no mundo e pode gerar sequelas que comprometem a autonomia dos sobreviventes, exigindo reabilitação. Profissionais de saúde têm papel essencial na reabilitação e na orientação dos pacientes e seus familiares e recursos educacionais tem sido cada vez mais empregados para a educação em saúde. Estudos metodológicos de criação e validação de produtos educacionais são uma realidade na literatura científica, porém poucos estudos descrevem a elaboração de tais produtos com base em dados coletados diretamente do público-alvo. Esta pesquisa teve como objetivo criar e validar uma série de quatro vídeos educativos para o cuidado domiciliar de pacientes com AVC, criados a partir de dados clínicos, funcionais e sociais de pacientes que sofreram AVC e seus familiares, obtidos por meio de prontuários e entrevistas. Para a criação dos vídeos foi adotado o método CTM3, que orienta a criação de produtos educacionais a partir das abordagens teóricas da Análise Transacional, Programação Neurolinguística e Análise Multissensorial, que visam potencializar a comunicação com o espectador e facilitar o aprendizado. Sete juízes especialistas analisaram e validaram os vídeos, que receberam notas entre 80,5 e 85,6. Os pacientes tinham como características predominantes serem do sexo masculino, no início da terceira idade, residentes da capital alagoana, com baixa escolaridade, que receberam tratamento conservador, permaneceram hospitalizados por um curto período e apresentaram, principalmente, déficits motores corporais e de linguagem. Já os visitantes eram majoritariamente do sexo feminino e tinham melhor escolaridade. Novos estudos podem ser realizados a fim de analisar a aplicação do recurso educacional no público-alvo e avaliar seu impacto real, assegurando assim sua efetividade. Palavras-chave: Acidente vascular cerebral. Educação em saúde. Tecnologia educacional.-
Tamanho: dc.format.extent190 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeMP4 (.mp4)-
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectAcidente vascular cerebral. Educação em saúde. Tecnologia educacional.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia em saúde-
Título: dc.titleSérie de vídeos para o cuidado domiciliar de pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) - VIDEO 4 – Alimentação e Respiração.-
Tipo de arquivo: dc.typevídeo-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional Ensino em Saúde-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecursos Educacionais em Saúde-
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