Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Arthur | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Miranda, Ariney | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-20T11:17:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-20T11:17:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
identificador: dc.identifier.other | Cenários Clínicos Simulados em Saúde Mental | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983969 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A mudança da dinâmica professor-aluno proporcionadas por um modelo educacional andragógico, embasado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais atuais, que orientam a formação de profissionais críticos, autônomos, habilitados ao trabalho multidisciplinar, engajados no relacionamento terapêutico e responsável, trazem ao mundo acadêmico a exigência do desenvolvimento de competências técnicas que diminuam o risco de iatrogenias e melhorem a resolutibilidade dos novos profissionais de saúde de maneira ética e eficaz. Para alcançar este objetivo surge como alternativa o aprendizado por técnicas de simulação realística. Apesar das evidências de treinamentos em simulação no ensino em saúde, dentro da área de conhecimento da saúde mental os desafios são diversos e a maior produção científica, bem como o desenvolvimento de ferramentas validadas para esta área são uma necessidade crescente. Este material audiovisual consiste no produto do estudo realizado para a aquisição do título de mestre do em Ensino em Saúde - Educação Médica do autor, pelo Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA, que resultou na construção e validação de dois cenários clínicos simulados acerca dos temas "Transtorno Depressivo Maior com Ideação Suicida" e "Transtorno de Ansiedade Generalizada de difícil controle", para aplicação como ferramenta educacional para alunos do internato médico. O material apresenta dois cenários considerados pelo autor, dentre os gravados durante o projeto, como os de maior adequação com o ideal de atendimento esperado em saúde mental, acompanhados dos comentários acerca de pontos positivos e pontos a melhorar da performance de cada aluno para fins norteadores do trabalho educacional com os cenários construídos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 956,9 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | mp4 | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Treinamento por Simulação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Simulação de Paciente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transtornos de Ansiedade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno Depressivo Maior | pt_BR |
Título: dc.title | CENÁRIOS CLÍNICOS SIMULADOS EM SAÚDE MENTAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA EDUCAÇAO MÉDICA. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Medicina | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Psiquiatria | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Cenários Clínicos Simulados em Saúde Mental-.mp4 | 929,87 MB | MP4 | /bitstream/capes/983969/2/Cenários Clínicos Simulados em Saúde Mental-.mp4Download |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons