Arquivo: Cenários Clínicos Simulados em Saúde Mental-.mp4

CENÁRIOS CLÍNICOS SIMULADOS EM SAÚDE MENTAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA EDUCAÇAO MÉDICA.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCentro Universitário do Estado do Pará - CESUPApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Arthur-
Autor(es): dc.contributor.authorMiranda, Ariney-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-20T11:17:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-20T11:17:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherCenários Clínicos Simulados em Saúde Mentalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983969-
Resumo: dc.description.abstractA mudança da dinâmica professor-aluno proporcionadas por um modelo educacional andragógico, embasado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais atuais, que orientam a formação de profissionais críticos, autônomos, habilitados ao trabalho multidisciplinar, engajados no relacionamento terapêutico e responsável, trazem ao mundo acadêmico a exigência do desenvolvimento de competências técnicas que diminuam o risco de iatrogenias e melhorem a resolutibilidade dos novos profissionais de saúde de maneira ética e eficaz. Para alcançar este objetivo surge como alternativa o aprendizado por técnicas de simulação realística. Apesar das evidências de treinamentos em simulação no ensino em saúde, dentro da área de conhecimento da saúde mental os desafios são diversos e a maior produção científica, bem como o desenvolvimento de ferramentas validadas para esta área são uma necessidade crescente. Este material audiovisual consiste no produto do estudo realizado para a aquisição do título de mestre do em Ensino em Saúde - Educação Médica do autor, pelo Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA, que resultou na construção e validação de dois cenários clínicos simulados acerca dos temas "Transtorno Depressivo Maior com Ideação Suicida" e "Transtorno de Ansiedade Generalizada de difícil controle", para aplicação como ferramenta educacional para alunos do internato médico. O material apresenta dois cenários considerados pelo autor, dentre os gravados durante o projeto, como os de maior adequação com o ideal de atendimento esperado em saúde mental, acompanhados dos comentários acerca de pontos positivos e pontos a melhorar da performance de cada aluno para fins norteadores do trabalho educacional com os cenários construídos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent956,9 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypemp4pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTreinamento por Simulaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSimulação de Pacientept_BR
Palavras-chave: dc.subjectTranstornos de Ansiedadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno Depressivo Maiorpt_BR
Título: dc.titleCENÁRIOS CLÍNICOS SIMULADOS EM SAÚDE MENTAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA EDUCAÇAO MÉDICA.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMedicinapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePsiquiatriapt_BR
Aparece nas coleções:Aula Digital


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons