Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Laís Alice Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Lucas Alves Barbosa e | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Conceição, Marcus Vinícius Costa da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silveira, Ricardo Diógenes Dias | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mariano, Sangelita Miranda Franco | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bergamo, Thelma Maria de Moura | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-20T00:05:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-20T00:05:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | E-Book dos Cursos de Aperfeiçoamento em_ “Estudos em Educação Especial e Inclusiva para Professores” e “Gestão Escolar Democrática para Escolas Inclusivas” | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983966 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Como construir uma escola verdadeiramente inclusiva, onde todas as formas de aprender sejam reconhecidas e respeitadas? Como romper com práticas excludentes ainda enraizadas na educação básica? Este livro nasce dessas inquietações e apresenta caminhos possíveis – reflexivos e práticos – para quem acredita que a educação deve ser, acima de tudo, um direito de todos. Fruto do I Simpósio de Educação Especial e Inclusiva do Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos e das reflexões realizadas pelos estudantes dos cursos de Aperfeiçoamento em: “Estudos em Educação Especial e Inclusiva para professores” e “Gestão Escolar Democrática para se construir Escolas Inclusivas”, a obra reúne educadores, pesquisadores e gestores que vivenciam e analisam, em profundidade, os desafios e as conquistas da educação especial na perspectiva inclusiva. Dividido em duas partes, o livro contempla desde discussões teóricas e panoramas regionais até experiências pedagógicas concretas que vêm transformando o cotidiano de escolas públicas brasileiras. Com linguagem acessível e compromisso com a formação docente, o E-Book dos Cursos de Aperfeiçoamento em: “Estudos em Educação Especial e Inclusiva para Professores” e “Gestão Escolar Democrática para Escolas Inclusivas” é leitura essencial para professores, coordenadores, diretores, estudantes de licenciatura e todos que desejam reinventar sua prática a partir da escuta, da empatia e da valorização das diferenças. Mais do que um livro, esta obra é um convite à ação. Porque uma escola inclusiva não se declara – se constrói. Juntos. Todos os dias. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 16 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão escolar democrática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas inclusivas | pt_BR |
Título: dc.title | E-BOOK DOS CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO EM: "ESTUDOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA PARA PROFESSORES" E "GESTÃO ESCOLAR E DEMOCRÁTICA PARA ESCOLAS INCLUSIVAS” | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Aperfeiçoamento em “Estudos em Educação Especial e Inclusiva para Professores” e “Gestão Escolar Democrática para Escolas Inclusivas”e | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons