Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFMT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lena, Flavia Cristina da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-19T04:26:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-19T04:26:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Relatório de Estágio em Ciências Biológicas: Práticas de Aulas com Uso de Tecnologias Digitais para aula de Ecologia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983923 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente relatório apresenta as experiências e reflexões desenvolvidas durante o estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, com ênfase nas práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais no ensino de Ecologia. As atividades foram realizadas em turmas do Ensino Fundamental II e Médio, observando e aplicando metodologias ativas que integraram recursos como vídeos educativos, aplicativos interativos, plataformas digitais e jogos virtuais. O objetivo principal foi tornar o conteúdo de Ecologia mais acessível, dinâmico e contextualizado com a realidade dos alunos. As aulas abordaram temas como ciclos biogeoquímicos, cadeias alimentares, poluição, Justiça Climática e sustentabilidade. Os resultados indicaram maior engajamento e participação dos estudantes, além de favorecerem a construção do conhecimento de forma significativa. O uso consciente e planejado da tecnologia demonstrou ser uma ferramenta eficaz para potencializar o ensino de Ciências, promovendo a interdisciplinaridade e estimulando a autonomia dos alunos. O reconhecimento do seu Bioma e ecossitema através do google earth. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Estágio Supervisionado, Ecologia, Tecnologias Digitais, | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias Ativas, Ensino de Ciências. | pt_BR |
Título: dc.title | Relatório de Estágio Em Ciências Biológicas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ciências Biológicas Licenciatura | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Estágio Obrigatório IV | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Flavia. Lena Relatório de Estágio IV.docx.pdf | Relatório de Aula com uso de tecnologia para aula de Ecologia | 10,87 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/983923/2/Flavia. Lena Relatório de Estágio IV.docx.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons