A elaboração de um jogo de tabuleiro como recurso pedagógico no ensino de operações com números reais

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Oeste do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFernández, Nancy Daniela Vazquez-
Autor(es): dc.contributor.authorPeron da Silva, Luciana Del Castanhel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-17T00:29:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-17T00:29:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-13-
identificador: dc.identifier.otherEbook Jogo Desafio Iguaçupt_BR
identificador: dc.identifier.otherTabuleliro do Jogopt_BR
identificador: dc.identifier.otherCartas do Jogo e gabaritopt_BR
identificador: dc.identifier.otherDados do Jogopt_BR
identificador: dc.identifier.otherPoper Toypt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983912-
Resumo: dc.description.abstractCom o passar dos anos, os jogos educacionais têm sido amplamente utilizados nas salas de aula como instrumentos para aprimorar os processos de ensino e aprendizagem, estimulando o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. Este trabalho teve como objetivo, analisar o processo de elaboração de um jogo de tabuleiro autoral como instrumento pedagógico para o ensino e a aprendizagem de Matemática, com ênfase na compreensão e aplicação das operações com números reais, enquanto processo formativo na graduação. A pergunta de pesquisa é: Como elaborar um jogo de tabuleiro referente as operações com números reais? A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, que permitiu uma análise crítica e reflexiva dos temas envolvidos. A proposta de desenvolver um jogo visa não apenas proporcionar uma experiência lúdica, mas também atuar como um instrumento favorecedor na construção de conhecimento, justificando-se pela necessidade de diversificar as metodologias no ensino de Matemática, especialmente num contexto em que as aulas são predominantemente expositivas e repetitivas. Por meio de um processo criativo e reflexivo, foram identificadas as potencialidades do jogo como um instrumento didático, evidenciando a importância de diversificar as abordagens pedagógicas para promover um aprendizado mais significativo e interativo, além de favorecer a compreensão dos conceitos matemáticos. Desta forma conclui-se que a elaboração do jogo intitulado "Desafio Iguaçu" foi fundamental para o desenvolvimento profissional da primeira pesquisadora (futura professora de Matemática), pois proporcionou a consolidação da compreensão das operações matemáticas e das metodologias de ensino com foco em jogos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,71MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectJogo autoralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogo de tabuleiropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNúmeros Reaispt_BR
Título: dc.titleA elaboração de um jogo de tabuleiro como recurso pedagógico no ensino de operações com números reaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMonografiapt_BR
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