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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Fregadolli, Andrea Marques Vanderlei | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Queiroz, Filipe Lucena da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Melo, Allan Vitor Prazeres | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Beatriz Terto de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Victoria Maria Bernardes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Maria Cristina da Conceição | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Coelho, Larissa Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Simões, July Polyana S. | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Barbosa, Fernanda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-16T22:41:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-16T22:41:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://chatgpt.com/g/g-6826abc148888191bac5a53e40312eb4-tutoria-pbl | - |
identificador: dc.identifier.other | TutorIA.PBL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983908 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No contexto da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), o tutor enfrenta diversas dificuldades que comprometem a qualidade da mediação pedagógica: é necessário acompanhar simultaneamente as falas de todos os participantes, dominar profundamente o conteúdo em discussão e identificar, em tempo real, construções de conhecimento equivocadas para fazer intervenções oportunas. Além disso, os critérios de avaliação existentes nem sempre refletem fielmente a participação individual, uma vez que o estudante que atua como secretário costuma registrar integralmente as contribuições alheias enquanto perde a oportunidade de se envolver ativamente nos debates (Breeding et al., 2023). A sobrecarga cognitiva decorrente desse cenário limita a capacidade de o tutor intervir de maneira precisa, integrando as discussões de cada grupo com os objetivos de aprendizagem de outras disciplinas ou módulos. Lee (2023) ressalta que, sem ferramentas de apoio, a autoavaliação torna-se menos frequente e menos detalhada, prejudicando o desenvolvimento do aprendizado autodirigido. Nesse sentido, a incorporação de um assistente virtual de tutoria baseado em IA, como o ChatGPT, mostra-se promissora. Abd-Alrazaq et al. (2023) destacam que esse tipo de ferramenta pode gerar feedback imediato e personalizado para cada discente ou grupo, apontando pontos fortes do raciocínio e áreas que requerem aprimoramento. Esse retorno pontual mitiga o tempo de resposta do tutor humano, permitindo ajustes rápidos nas estratégias de estudo e garantindo que os objetivos de aprendizagem sejam atingidos de forma mais eficaz. Além do suporte ao feedback, o assistente virtual pode automatizar relatórios de progresso detalhados, conforme evidenciado por Thomae, Witt e Barth (2024). Ao analisar a participação em etapas como formulação de hipóteses e aplicação prática do conhecimento, a IA fornece dados objetivos que permitem ao tutor identificar, de maneira precisa, quais competências foram desenvolvidas e onde ainda persistem lacunas (Cheung et al., 2023). A capacidade de mapear padrões de raciocínio ao longo do ciclo de aprendizagem também representa um avanço significativo. Meo et al. (2023) demonstram que o ChatGPT pode detectar tendências recorrentes em decisões diagnósticas, revelando “pontos cegos” que escapam à observação humana. Essa análise contínua fortalece a autorregulação do discente, estimulando-o a revisar suas hipóteses iniciais e aperfeiçoar seu processo cognitivo de forma autônoma (Morris; Perri; Wardle, 2021). Por fim, a integração do assistente virtual em sistemas de avaliação contínua amplia a efetividade da tutoria, uma vez que dados concretos em tempo real subsidiam intervenções pedagógicas mais precisas. Alkhaaldi et al. (2023) e Cheng et al. (2023) apontam que essa abordagem não apenas reduz a sobrecarga de trabalho do tutor, mas também assegura que todos os discentes recebam um acompanhamento equânime, promovendo um ambiente de aprendizagem mais reflexivo, integrado e centrado no desenvolvimento de competências clínicas e colaborativas. O TutorIA-PBL automatiza esse acompanhamento ao: • registrar, transcrever e identificar vozes em cada sessão de abertura e fechamento de casos motivadores; • calcular com precisão o tempo de fala e mapear as contribuições originais versus repetições; • gerar relatórios qualitativos e quantitativos estruturados, capazes de fornecer indicadores de participação mais fiéis à realidade; Assim, o tutor(a) e o secretário(a) são liberados(as) de tarefas mecânicas e podem concentrar-se em intervenções pedagógicas de maior valor agregado, assegurando que todos os discentes atinjam os objetivos propostos e articulem conhecimentos de forma integrada. Com isso, democratiza-se a tutoria da Problem-Based Learning (PBL) em qualquer disciplina UAB, otimizando recursos humanos e garantindo indicadores de participação e engajamento fundamentados em dados. Link do Assistente Virtual: ink: https://chatgpt.com/g/g-6826abc148888191bac5a53e40312eb4-tutoria-pbl | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência Artificial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Baseada em Problemas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Chatboot | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Assistente Virtual | pt_BR |
Título: dc.title | TutorIA-PBL: Assistente Virtual de Tutoria para Aprendizagem Baseada em Problemas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino na Saúde - MPES | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Educacionais I | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
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