Inteligência Artificial em Sala de Aula: Guia Prático para Educadores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural do Semi-Áridopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSTEFESON, BEZERRA DE MELO-
Autor(es): dc.contributor.authorPINHEIRO, ANTONIA JOCIVANIA-
Autor(es): dc.contributor.authorRODRIGUES, WALTER MARTINS-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, PAULO CESAR LINHARES DA-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, SIMEAO TARGINO DA-
Autor(es): dc.contributor.authorVARGAS, SANDRA REGINA ROCHA MARISCAL-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-16T21:01:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-16T21:01:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
identificador: dc.identifier.otherLivro de IA_corrigido_completopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983881-
Resumo: dc.description.abstractO livro "Inteligência Artificial em Sala de Aula: Guia Prático para Educadores" oferece uma visão abrangente sobre a integração da IA na educação, com foco especial nos Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs). A obra inicia apresentando conceitos fundamentais sobre o que são LLMs - sistemas treinados com enormes volumes de dados textuais que utilizam arquiteturas de redes neurais profundas - e como funcionam essencialmente como preditores da próxima palavra. Traça um breve histórico da IA na educação, desde os primeiros Sistemas Tutoriais Inteligentes nos anos 1970 até os atuais modelos generativos, destacando como essa evolução está transformando profundamente os papéis de professores e estudantes. Os autores abordam desafios éticos importantes como questões de autoria, vieses algorítmicos, privacidade de dados e dependência tecnológica, além de apresentar o panorama regulatório internacional e brasileiro, incluindo diretrizes da UNESCO e o Marco Legal da IA no Brasil. Na parte prática, o livro ensina estratégias de prompting educacional - a arte de formular instruções eficazes para IAs - e mostra como co-criar materiais didáticos com apoio dessas ferramentas. Propõe novas abordagens de avaliação para uma era onde ferramentas de IA estão amplamente disponíveis, sugerindo uma mudança de foco dos produtos finais para os processos de aprendizagem. Explora como a IA pode personalizar a educação adaptando conteúdo, ritmo e abordagens para diferentes perfis de aprendizes, além de apresentar possibilidades para inclusão e acessibilidade. Na parte final, o livro oferece estratégias para implementar IA em escolas com recursos limitados, demonstrando que a criatividade pedagógica pode superar restrições técnicas. Aborda projetos interdisciplinares mediados por IA e discute a formação de professores para uso crítico dessas tecnologias. Destaca a importância das comunidades de prática como espaços de aprendizagem coletiva onde educadores compartilham descobertas e soluções. Em suas últimas páginas, os autores fazem uma reflexão honesta sobre as limitações da própria obra, reconhecendo que nenhum guia pode ser completo em um campo tão dinâmico. Em essência, o livro apresenta a IA não como substituta do professor, mas como ferramenta que, usada criticamente, amplia possibilidades pedagógicas e promove uma educação mais inclusiva e significativa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent915KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInteligência Artificialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPersonalizaçãopt_BR
Título: dc.titleInteligência Artificial em Sala de Aula: Guia Prático para Educadorespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseCiência e tecnologiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMultidisciplinarpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons