
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural do Semi-Árido | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | STEFESON, BEZERRA DE MELO | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | PINHEIRO, ANTONIA JOCIVANIA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | RODRIGUES, WALTER MARTINS | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, PAULO CESAR LINHARES DA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, SIMEAO TARGINO DA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | VARGAS, SANDRA REGINA ROCHA MARISCAL | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-16T21:01:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-16T21:01:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Livro de IA_corrigido_completo | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983881 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O livro "Inteligência Artificial em Sala de Aula: Guia Prático para Educadores" oferece uma visão abrangente sobre a integração da IA na educação, com foco especial nos Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs). A obra inicia apresentando conceitos fundamentais sobre o que são LLMs - sistemas treinados com enormes volumes de dados textuais que utilizam arquiteturas de redes neurais profundas - e como funcionam essencialmente como preditores da próxima palavra. Traça um breve histórico da IA na educação, desde os primeiros Sistemas Tutoriais Inteligentes nos anos 1970 até os atuais modelos generativos, destacando como essa evolução está transformando profundamente os papéis de professores e estudantes. Os autores abordam desafios éticos importantes como questões de autoria, vieses algorítmicos, privacidade de dados e dependência tecnológica, além de apresentar o panorama regulatório internacional e brasileiro, incluindo diretrizes da UNESCO e o Marco Legal da IA no Brasil. Na parte prática, o livro ensina estratégias de prompting educacional - a arte de formular instruções eficazes para IAs - e mostra como co-criar materiais didáticos com apoio dessas ferramentas. Propõe novas abordagens de avaliação para uma era onde ferramentas de IA estão amplamente disponíveis, sugerindo uma mudança de foco dos produtos finais para os processos de aprendizagem. Explora como a IA pode personalizar a educação adaptando conteúdo, ritmo e abordagens para diferentes perfis de aprendizes, além de apresentar possibilidades para inclusão e acessibilidade. Na parte final, o livro oferece estratégias para implementar IA em escolas com recursos limitados, demonstrando que a criatividade pedagógica pode superar restrições técnicas. Aborda projetos interdisciplinares mediados por IA e discute a formação de professores para uso crítico dessas tecnologias. Destaca a importância das comunidades de prática como espaços de aprendizagem coletiva onde educadores compartilham descobertas e soluções. Em suas últimas páginas, os autores fazem uma reflexão honesta sobre as limitações da própria obra, reconhecendo que nenhum guia pode ser completo em um campo tão dinâmico. Em essência, o livro apresenta a IA não como substituta do professor, mas como ferramenta que, usada criticamente, amplia possibilidades pedagógicas e promove uma educação mais inclusiva e significativa. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 915KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Inteligência Artificial | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Personalização | pt_BR |
| Título: dc.title | Inteligência Artificial em Sala de Aula: Guia Prático para Educadores | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Ciência e tecnologia | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Multidisciplinar | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Livro de IA_corrigido_completo.pdf | 914.8 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/983881/2/Livro de IA_corrigido_completo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons