Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Sul-rio-grandense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Morales, Luciane de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bederode, Igor Radtke | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cunha, Ana Paula de Araujo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T17:10:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T17:10:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Roda Pedagógica Imersiva | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983869 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Roda Pedagógica Imersiva foi desenvolvida a partir do modelo original da Pedagogy Wheel, de Allan Carrington (2016), adaptada para integrar metodologias imersivas ao ensino na Educação Básica. Sua concepção visa auxiliar os professores na seleção de ferramentas digitais alinhadas aos objetivos educacionais e às demandas pedagógicas contemporâneas, promovendo uma abordagem estruturada para a incorporação da Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) na prática docente. A roda organiza-se em camadas que guiam o professor em seu processo de tomada de decisão pedagógica. No núcleo central, a primeira reflexão convida o docente a considerar o contexto de sua turma, os conteúdos a serem abordados e os recursos disponíveis para a aplicação das metodologias imersivas. Essa etapa inicial é fundamental para garantir que a seleção de atividades e aplicativos esteja alinhada às especificidades do ambiente de ensino. Após essa análise, o professor avança para a camada correspondente à Taxonomia de Bloom, que apresenta verbos de ação organizados por níveis cognitivos. Essa estrutura possibilita a escolha de estratégias pedagógicas coerentes com os objetivos de aprendizagem, desde habilidades básicas, como lembrar e compreender, até níveis mais elevados, como analisar, avaliar e criar. A associação entre a Taxonomia de Bloom e as metodologias imersivas fortalece a aplicabilidade dessas tecnologias, assegurando que seu uso extrapole o mero consumo de conteúdos digitais e estimule o desenvolvimento de competências críticas e criativas nos alunos. Na sequência, a roda apresenta uma camada dedicada a sugestões de tipo de atividades pedagógicas, permitindo ao professor identificar estratégias compatíveis com a sua área do conhecimento e componente curricular. Essa organização favorece a interdisciplinaridade e incentiva a experimentação de abordagens inovadoras no ensino. A camada externa da roda contém os aplicativos educacionais de Realidade Aumentada e Realidade Virtual, categorizados por área do conhecimento. Esses recursos são fundamentais para a criação de experiências imersivas que ampliam a compreensão dos conteúdos por meio da interatividade e da simulação. Cada aplicativo indicado na roda possui um link direto para planos de aula sugeridos e adaptáveis, elaborados durante as oficinas formativas. Os planos de aula, por sua vez, fornecem instruções detalhadas sobre o uso dos aplicativos e incluem links para download das ferramentas, facilitando sua implementação nas práticas pedagógicas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,34MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | roda pedagógica imersiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | TPACK | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | formação de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | tecnologias imersivas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | realidade virtual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | realidade aumentada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | engajamento comportamental | pt_BR |
Título: dc.title | RODA PEDAGÓGICA IMERSIVA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Doutorado em Educação e Tecnologia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Tese | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Roda Pedagógica Imersiva.pdf | 2,4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/983869/2/Roda Pedagógica Imersiva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons