RODA PEDAGÓGICA IMERSIVA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Sul-rio-grandensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMorales, Luciane de Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorBederode, Igor Radtke-
Autor(es): dc.contributor.authorCunha, Ana Paula de Araujo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T17:10:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T17:10:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-09-
identificador: dc.identifier.otherRoda Pedagógica Imersivapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983869-
Resumo: dc.description.abstractA Roda Pedagógica Imersiva foi desenvolvida a partir do modelo original da Pedagogy Wheel, de Allan Carrington (2016), adaptada para integrar metodologias imersivas ao ensino na Educação Básica. Sua concepção visa auxiliar os professores na seleção de ferramentas digitais alinhadas aos objetivos educacionais e às demandas pedagógicas contemporâneas, promovendo uma abordagem estruturada para a incorporação da Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) na prática docente. A roda organiza-se em camadas que guiam o professor em seu processo de tomada de decisão pedagógica. No núcleo central, a primeira reflexão convida o docente a considerar o contexto de sua turma, os conteúdos a serem abordados e os recursos disponíveis para a aplicação das metodologias imersivas. Essa etapa inicial é fundamental para garantir que a seleção de atividades e aplicativos esteja alinhada às especificidades do ambiente de ensino. Após essa análise, o professor avança para a camada correspondente à Taxonomia de Bloom, que apresenta verbos de ação organizados por níveis cognitivos. Essa estrutura possibilita a escolha de estratégias pedagógicas coerentes com os objetivos de aprendizagem, desde habilidades básicas, como lembrar e compreender, até níveis mais elevados, como analisar, avaliar e criar. A associação entre a Taxonomia de Bloom e as metodologias imersivas fortalece a aplicabilidade dessas tecnologias, assegurando que seu uso extrapole o mero consumo de conteúdos digitais e estimule o desenvolvimento de competências críticas e criativas nos alunos. Na sequência, a roda apresenta uma camada dedicada a sugestões de tipo de atividades pedagógicas, permitindo ao professor identificar estratégias compatíveis com a sua área do conhecimento e componente curricular. Essa organização favorece a interdisciplinaridade e incentiva a experimentação de abordagens inovadoras no ensino. A camada externa da roda contém os aplicativos educacionais de Realidade Aumentada e Realidade Virtual, categorizados por área do conhecimento. Esses recursos são fundamentais para a criação de experiências imersivas que ampliam a compreensão dos conteúdos por meio da interatividade e da simulação. Cada aplicativo indicado na roda possui um link direto para planos de aula sugeridos e adaptáveis, elaborados durante as oficinas formativas. Os planos de aula, por sua vez, fornecem instruções detalhadas sobre o uso dos aplicativos e incluem links para download das ferramentas, facilitando sua implementação nas práticas pedagógicas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,34MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectroda pedagógica imersivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTPACKpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecttecnologias imersivaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectrealidade virtualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectrealidade aumentadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectengajamento comportamentalpt_BR
Título: dc.titleRODA PEDAGÓGICA IMERSIVApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseDoutorado em Educação e Tecnologiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTesept_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons