Caminhando com estudantes em processo de alfabetização: a criação de um jornal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira/CAp UERJpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFigueiredo, Isabella-
Autor(es): dc.contributor.authorAndrade, Cláudia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T23:56:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T23:56:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-11-
identificador: dc.identifier.otherPE_EBOOK_ISABELLACOELHOFIGUEIREDO.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973348-
Resumo: dc.description.abstractO Produto Educacional apresentado nesta pesquisa, intitulado "Caminhando com estudantes em processo de alfabetização: a criação de um jornal", foi desenvolvido no contexto da dissertação O discurso docente como escrita-evento: a produção de um jornal escolar na alfabetização em perspectiva discursiva, vinculada ao Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEB-Cap/UERJ). Fundamentado na perspectiva bakhtiniana da linguagem e na alfabetização discursiva (SMOLKA, 2012; BAKHTIN, 2011; SERODIO; PRADO, 2015, 2017), o produto se estrutura a partir da metodologia narrativa de pesquisa sob a perspectiva bakhtiniana, buscando compreender a constituição dos sujeitos por meio das interações discursivas e das memórias docentes e discentes. O material é composto por três artefatos: uma Oficina online, um Ebook e um Template de jornal escolar. A Oficina online é um espaço formativo para professores, promovendo a reflexão sobre a alfabetização em perspectiva discursiva e a importância da escrita como prática social e responsiva. O Ebook sistematiza os conceitos e experiências abordados na Oficina, apresentando fundamentos teóricos e sugestões metodológicas para a produção de um jornal escolar como instrumento de ensino e aprendizagem. Já o Template de jornal escolar funciona como um suporte prático para docentes e estudantes experimentarem a autoria, o diálogo e a construção coletiva de sentidos no processo de alfabetização. Inspirado nas concepções de linguagem como interação e na escrita como evento irrepetível (SERODIO; PRADO, 2017), este Produto Educacional propõe uma prática pedagógica que valoriza as narrativas como forma de construção do conhecimento e expressão identitária. Ao integrar práticas discursivas ao processo de alfabetização, promove a escrita como experiência viva, situada e interativa, possibilitando que estudantes e professores se reconheçam como sujeitos ativos na produção do discurso e na ressignificação de suas histórias.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent36 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização em perspectiva discursivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJornal escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-eventopt_BR
Título: dc.titleCaminhando com estudantes em processo de alfabetização: a criação de um jornalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO BÁSICA - PPGEBpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineAlfabetizaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons