
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira/CAp UERJ | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Figueiredo, Isabella | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Andrade, Cláudia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T23:56:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T23:56:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-11 | - |
| identificador: dc.identifier.other | PE_EBOOK_ISABELLACOELHOFIGUEIREDO.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973348 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O Produto Educacional apresentado nesta pesquisa, intitulado "Caminhando com estudantes em processo de alfabetização: a criação de um jornal", foi desenvolvido no contexto da dissertação O discurso docente como escrita-evento: a produção de um jornal escolar na alfabetização em perspectiva discursiva, vinculada ao Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEB-Cap/UERJ). Fundamentado na perspectiva bakhtiniana da linguagem e na alfabetização discursiva (SMOLKA, 2012; BAKHTIN, 2011; SERODIO; PRADO, 2015, 2017), o produto se estrutura a partir da metodologia narrativa de pesquisa sob a perspectiva bakhtiniana, buscando compreender a constituição dos sujeitos por meio das interações discursivas e das memórias docentes e discentes. O material é composto por três artefatos: uma Oficina online, um Ebook e um Template de jornal escolar. A Oficina online é um espaço formativo para professores, promovendo a reflexão sobre a alfabetização em perspectiva discursiva e a importância da escrita como prática social e responsiva. O Ebook sistematiza os conceitos e experiências abordados na Oficina, apresentando fundamentos teóricos e sugestões metodológicas para a produção de um jornal escolar como instrumento de ensino e aprendizagem. Já o Template de jornal escolar funciona como um suporte prático para docentes e estudantes experimentarem a autoria, o diálogo e a construção coletiva de sentidos no processo de alfabetização. Inspirado nas concepções de linguagem como interação e na escrita como evento irrepetível (SERODIO; PRADO, 2017), este Produto Educacional propõe uma prática pedagógica que valoriza as narrativas como forma de construção do conhecimento e expressão identitária. Ao integrar práticas discursivas ao processo de alfabetização, promove a escrita como experiência viva, situada e interativa, possibilitando que estudantes e professores se reconheçam como sujeitos ativos na produção do discurso e na ressignificação de suas histórias. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 36 páginas | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização em perspectiva discursiva | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Jornal escolar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Escrita-evento | pt_BR |
| Título: dc.title | Caminhando com estudantes em processo de alfabetização: a criação de um jornal | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO BÁSICA - PPGEB | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Alfabetização | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| PE_EBOOK_ISABELLAFIGUEIREDO.pdf | Livro digital | 3,08 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973348/2/PE_EBOOK_ISABELLAFIGUEIREDO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons