Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Ernani | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Marcelo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sousa, Andréia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | da Costa, Belmira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Germannya | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T18:17:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T18:17:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | PROJETO EDITAL INOVAEDUCAÇÃO 2025FINAL.docx.PDF | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973343 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O projeto “Espelho de Hécate” propõe o desenvolvimento de uma plataforma educacional baseada em inteligência artificial (IA) com o objetivo de reconhecer e interpretar, de forma antecipada, os perfis cognitivos, emocionais e neurodivergentes dos estudantes. Partindo do crescente desafio enfrentado por professores diante da heterogeneidade das salas de aula, a proposta busca oferecer uma ferramenta diagnóstica que auxilie na construção de práticas pedagógicas mais inclusivas, personalizadas e fundamentadas em evidências. A metodologia articula tecnologias de aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural com fundamentos da neuroeducação e da psicometria (MBTI, Big Five), integrando ainda princípios de Design Universal para Aprendizagem (DUA). O desenvolvimento da IA ocorrerá em quatro fases: (1) prototipagem com algoritmos supervisionados, (2) integração de análise textual com NLP, (3) validação por especialistas em educação e neurociência, e (4) implementação de um sistema de retroalimentação contínua com base no uso em campo e no feedback dos docentes. A plataforma será responsiva, acessível e funcionará com arquitetura híbrida (cloud-edge), permitindo operação offline para atender escolas com baixa conectividade. Diferentemente de propostas centradas em gamificação competitiva, o “Espelho de Hécate” adota uma abordagem lúdica simbólica, voltada à expressão espontânea e segura das subjetividades dos estudantes, respeitando estilos diversos de aprendizagem e comunicação, sobretudo em contextos de neurodiversidade e vulnerabilidade social. O projeto será implementado em fase piloto com 500 estudantes e 30 professores de cinco escolas públicas de Pernambuco, e conta com uma equipe interdisciplinar altamente qualificada em educação inclusiva, neurociência, design e tecnologias educacionais. Alinhado à Lei Brasileira de Inclusão (LBI), aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4 e 9) e às diretrizes da CAPES, o projeto se apresenta como uma resposta inovadora, ética e tecnicamente viável para fortalecer a justiça educacional no Brasil. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 384KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | inteligência artificial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | neurodiversidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação | pt_BR |
Título: dc.title | Espelho de Hécate: Desenvolvimento de uma IA para detecção da diversidade dos processos de aprendizagem dos estudantes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Ciências Biológicas | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Fundamentos da Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PROJETO EDITAL INOVAEDUCAÇÃO 2025FINAL.docx.pdf | 384,07 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973343/4/PROJETO EDITAL INOVAEDUCAÇÃO 2025FINAL.docx.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons