Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Christino, Marcelo Solino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:36:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:36:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | Criando caminhos outros na Educação de Jovens e Adultos (PEJA) na cidade do Rio de Janeiro: experiências que transformam docentes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973335 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo tem como tema o encontro entre o ensino de História e as práticas de letramento racial envolvidas no processo de ensino na Educação de Jovens e Adultos. Essas práticas não apenas possibilitam a transformação dos discentes, mas também promovem a mudança nos docentes, a partir dos diálogos estabelecidos entre o saber histórico-escolar e os saberes e experiências de vida trazidos pelos alunos. No contexto específico da pesquisa, o objetivo foi compreender a relação entre as práticas de letramento de estudantes do ensino básico da Educação de Jovens e Adultos, e a troca de experiências e saberes que transformam os docentes nas aulas de História. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6.507 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes e práticas no espaço escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa vivencial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saber experiência feito | pt_BR |
Título: dc.title | Criando caminhos outros na Educação de Jovens e Adultos (PEJA) na cidade do Rio de Janeiro: experiências que transformam docentes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MARCELO SOLINO CHRISTINO_PROFHISTORIA_UERJ.pdf | 6,51 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973335/2/MARCELO SOLINO CHRISTINO_PROFHISTORIA_UERJ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons