
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rocha, Iuri Batista da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T11:47:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T11:47:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Por ser de lá: ecos e ritmos da história no antigo sertão carioca | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973332 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação, se insere no campo das reflexões sobre educação patrimonial no ensino de história, explorando a conexão entre esses conceitos, inserida na perspectiva de que “nossa sala de aula é o mundo”. Dessa maneira, é proposta a ideia de que aulas de campo, roteirizadas para abordar saberes locais e conscientizar sobre os patrimônios culturais espalhados pelo sertão carioca e demais subúrbios do Rio de Janeiro, podem ser implementadas e adaptadas por professores interessados em fortalecer o ensino histórico-patrimonial. Neste trabalho, são apresentados: um relato histórico que relaciona a história da Banda Deozílio Pinto com a história de Pedra de Guaratiba, uma análise sobre o conceito de patrimônio, além de uma reflexão sobre a importância da educação patrimonial para o ensino de história. Com isso, espera-se contribuir com novas epistemes ao debate sobre a preservação do passado e o fortalecimento das identidades locais, em uma época onde saberes históricos e memórias são frequentemente relativizados na dinâmica dos usos políticos do passado. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 7.878 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | História local | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Banda Deozílio Pinto | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação patrimonial | pt_BR |
| Título: dc.title | Por ser de lá: ecos e ritmos da história no antigo sertão carioca | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| IURI BATISTA DA ROCHA_PROFHISTORIA_UERJ.pdf | 7,88 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973332/2/IURI BATISTA DA ROCHA_PROFHISTORIA_UERJ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons