Ensino de história e literatura de testemunho: o diário de leitura e reflexão como estratégia pedagógica no estudo de regimes autoritários e totalitários do período entreguerras

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFirmino, Ludmila de Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:25:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:25:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de história e literatura de testemunho: o diário de leitura e reflexão como estratégia pedagógica no estudo de regimes autoritários e totalitários do período entreguerraspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973328-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação investiga o potencial pedagógico do ensino de História em diálogo com a literatura de testemunho, por meio da implementação do Diário de Leitura e Reflexão como estratégia de ensino. O foco está no período entreguerras, com especial atenção à ascensão de regimes autoritários e totalitários na Europa, especialmente o stalinismo e o nazismo. Utilizando como base as memórias e experiências de testemunhas desse período, centradas nas obras O diário de Nina de Nina Lugovskaia e os textos selecionados da obra Contos de Kolimá de Varlam Chalámov. Ao relacionar a literatura de testemunho com a prática pedagógica, o Diário de Leitura e Reflexão visa promover um aprendizado democrático, no qual os alunos são incentivados a refletir criticamente sobre os regimes totalitários e seus impactos na liberdade e autonomia humana. A proposta desta dissertação é, assim, demonstrar como a literatura de testemunho pode enriquecer o ensino de História, oferecendo aos estudantes uma conexão emocional e reflexiva com o passado e, ao mesmo tempo, estimular uma formação cidadã crítica e comprometida com os valores democráticos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent45.310 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução e difusão de narrativas históricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCidadania e direitos humanospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura de testemunhopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRegimes autoritários e totalitáriospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiário de leiturapt_BR
Título: dc.titleEnsino de história e literatura de testemunho: o diário de leitura e reflexão como estratégia pedagógica no estudo de regimes autoritários e totalitários do período entreguerraspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons