
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Firmino, Ludmila de Sousa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:25:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:25:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Ensino de história e literatura de testemunho: o diário de leitura e reflexão como estratégia pedagógica no estudo de regimes autoritários e totalitários do período entreguerras | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973328 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação investiga o potencial pedagógico do ensino de História em diálogo com a literatura de testemunho, por meio da implementação do Diário de Leitura e Reflexão como estratégia de ensino. O foco está no período entreguerras, com especial atenção à ascensão de regimes autoritários e totalitários na Europa, especialmente o stalinismo e o nazismo. Utilizando como base as memórias e experiências de testemunhas desse período, centradas nas obras O diário de Nina de Nina Lugovskaia e os textos selecionados da obra Contos de Kolimá de Varlam Chalámov. Ao relacionar a literatura de testemunho com a prática pedagógica, o Diário de Leitura e Reflexão visa promover um aprendizado democrático, no qual os alunos são incentivados a refletir criticamente sobre os regimes totalitários e seus impactos na liberdade e autonomia humana. A proposta desta dissertação é, assim, demonstrar como a literatura de testemunho pode enriquecer o ensino de História, oferecendo aos estudantes uma conexão emocional e reflexiva com o passado e, ao mesmo tempo, estimular uma formação cidadã crítica e comprometida com os valores democráticos. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 45.310 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Produção e difusão de narrativas históricas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cidadania e direitos humanos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura de testemunho | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Regimes autoritários e totalitários | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Diário de leitura | pt_BR |
| Título: dc.title | Ensino de história e literatura de testemunho: o diário de leitura e reflexão como estratégia pedagógica no estudo de regimes autoritários e totalitários do período entreguerras | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| LUDMILA DE SOUSA FIRMINO_PROFHISTORIA_UERJ.pdf | 45,31 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973328/2/LUDMILA DE SOUSA FIRMINO_PROFHISTORIA_UERJ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons