Luz, câmera, educa(ação): quando a escola faz cinema, todo mundo tem história

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVidal, Luane Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T11:57:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T11:57:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherLuz, câmera, educa(ação): quando a escola faz cinema, todo mundo tem históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973327-
Resumo: dc.description.abstractO tema desta dissertação nasceu das diversas inquietações presentes no chão da escola, dentre elas a relação que os/as estudantes, estabelecem com as redes sociais e seus conteúdos que ultrapassando os muros da escola, fazem parte do cotidiano escolar. Utilizar esses recursos como ferramenta pedagógica, pode ser uma forma de aproximá-los dos objetivos acadêmicos e escolares. Assim, este trabalho tem como mote a investigação sobre as potencialidades e limitações da produção de audiovisual como ferramenta para o ensino de História. Tem como objetivo a partir da construção de uma mostra de curta metragem desenvolver a consciência histórica dos estudantes, promovendo os letramentos digitais e histórico. Pelo fato de a mostra produzida estar inserida em um tradicional projeto da escola, chamado “Africanidades”, a reflexão sobre práticas antirracistas também faz parte desta pesquisa, sendo discutidas e estando presente em nossos artefatos didáticos digitais. Para desenvolver este trabalho, utilizamos metodologias ativas pois entendemos que elas possibilitam o protagonismo estudantil e a democratização dos saberes. Assim, optamos pela aprendizagem baseada em projetos, viabilizando a construção coletiva e valorizando as habilidades individuais dos discentes. A análise das narrativas transformadas em filmes, dialogam com nossos objetivos, delimitando as potencialidades e limitações do projeto.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.571 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConsciência históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramentos digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento históricopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação antirracistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAudiovisualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
Título: dc.titleLuz, câmera, educa(ação): quando a escola faz cinema, todo mundo tem históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons