Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | da Silva, Arielle Cristhine | - |
Autor(es): dc.contributor.author | de Oliveira Silva, Eliana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Crispim da Silva, Jhoneta Bruna | - |
Autor(es): dc.contributor.author | da Cunha, Maria Rita | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos de Oliveira, Neidemar | - |
Autor(es): dc.contributor.author | de Souza Neris Pereira, Vilma | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T11:54:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T11:54:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1011 | - |
identificador: dc.identifier.other | A relação entre Professor e Aluno | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973326 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como propósito refletir sobre a relevância da empatia como elemento estruturante das práticas pedagógicas e das relações estabelecidas no contexto escolar. A questão de pesquisa que orientou o estudo foi: como a relação empática entre professor e aluno pode influenciar positivamente os processos de ensino e aprendizagem no ambiente escolar? Para respondê-la, definiu-se como objetivo geral analisar de que maneira a empatia pode fortalecer a prática docente e contribuir para uma educação mais humanizada. Como objetivos específicos, buscaram-se: (1) compreender os fundamentos teóricos da empatia e sua relevância na relação pedagógica, e (2) identificar práticas pedagógicas empáticas que possam ser aplicadas no cotidiano escolar. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, com base em autores como Paulo Freire, Carl Rogers, Mantoan, Pianta e Johnson & Johnson. Os resultados evidenciam que a empatia é condição essencial para a construção de vínculos afetivos e para o desenvolvimento de um ambiente escolar acolhedor, propício à aprendizagem significativa. A relação empática contribui para o fortalecimento da autoestima dos alunos, o engajamento nas atividades escolares e o respeito à diversidade, sendo, portanto, um elemento transformador da prática educativa. Constatou-se, ainda, que o desenvolvimento da empatia requer formação continuada dos docentes, autorreflexão sobre sua prática e o engajamento em propostas pedagógicas dialógicas e cooperativas. Diante disso, o presente estudo propõe uma intervenção pedagógica voltada à formação docente com foco na empatia como competência relacional. O trabalho contribui com o campo educacional ao ressaltar a importância das relações humanas no processo de ensino e aprendizagem e ao propor caminhos concretos para uma pedagogia mais ética, afetiva e inclusiva. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 721 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Empatia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professor | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aluno | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Título: dc.title | Educação e Empatia: A Importância da Relação Professor-Aluno | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons