Educação e Empatia: A Importância da Relação Professor-Aluno

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Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorda Silva, Arielle Cristhine-
Autor(es): dc.contributor.authorde Oliveira Silva, Eliana-
Autor(es): dc.contributor.authorCrispim da Silva, Jhoneta Bruna-
Autor(es): dc.contributor.authorda Cunha, Maria Rita-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos de Oliveira, Neidemar-
Autor(es): dc.contributor.authorde Souza Neris Pereira, Vilma-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T11:54:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T11:54:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1011-
identificador: dc.identifier.otherA relação entre Professor e Alunopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973326-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como propósito refletir sobre a relevância da empatia como elemento estruturante das práticas pedagógicas e das relações estabelecidas no contexto escolar. A questão de pesquisa que orientou o estudo foi: como a relação empática entre professor e aluno pode influenciar positivamente os processos de ensino e aprendizagem no ambiente escolar? Para respondê-la, definiu-se como objetivo geral analisar de que maneira a empatia pode fortalecer a prática docente e contribuir para uma educação mais humanizada. Como objetivos específicos, buscaram-se: (1) compreender os fundamentos teóricos da empatia e sua relevância na relação pedagógica, e (2) identificar práticas pedagógicas empáticas que possam ser aplicadas no cotidiano escolar. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, com base em autores como Paulo Freire, Carl Rogers, Mantoan, Pianta e Johnson & Johnson. Os resultados evidenciam que a empatia é condição essencial para a construção de vínculos afetivos e para o desenvolvimento de um ambiente escolar acolhedor, propício à aprendizagem significativa. A relação empática contribui para o fortalecimento da autoestima dos alunos, o engajamento nas atividades escolares e o respeito à diversidade, sendo, portanto, um elemento transformador da prática educativa. Constatou-se, ainda, que o desenvolvimento da empatia requer formação continuada dos docentes, autorreflexão sobre sua prática e o engajamento em propostas pedagógicas dialógicas e cooperativas. Diante disso, o presente estudo propõe uma intervenção pedagógica voltada à formação docente com foco na empatia como competência relacional. O trabalho contribui com o campo educacional ao ressaltar a importância das relações humanas no processo de ensino e aprendizagem e ao propor caminhos concretos para uma pedagogia mais ética, afetiva e inclusiva.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent721 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEmpatiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlunopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Título: dc.titleEducação e Empatia: A Importância da Relação Professor-Alunopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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