Educação e Cidadania: O papel do Ensino de Inglês nos Anos Iniciais da Educação Básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira de Sousa, Anderson-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira De Souza Costa, Eudete Auxiliadora-
Autor(es): dc.contributor.authorde Souza Santos, Fernando Antônio-
Autor(es): dc.contributor.authorQueiroz Paim, Leopoldo-
Autor(es): dc.contributor.authorLuiz De Araújo Moraes, Marilza-
Autor(es): dc.contributor.authorDa Costa Araújo, Rosa Helena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T11:40:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T11:40:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1010-
identificador: dc.identifier.otherO Ensino da Língua Inglesa nos Anos Iniciaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973325-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo aborda o ensino de língua inglesa nos anos iniciais da Educação Básica a partir de uma perspectiva crítica, ética e inclusiva, articulada à formação cidadã. Parte-se do entendimento de que, mais do que ensinar vocabulário e gramática, é papel da escola desenvolver práticas pedagógicas que promovam a participação, o respeito à diversidade e o diálogo intercultural. O problema investigado consiste em compreender qual o papel efetivo do ensino de inglês na formação de uma cidadania crítica e participativa. Os objetivos incluem analisar a abordagem da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Língua Inglesa e identificar práticas pedagógicas que integrem o ensino da língua aos valores democráticos e inclusivos. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo, com base em revisão bibliográfica de autores como Rojo (2013) e Byram et al. (2001), além da análise de uma proposta didática aplicada aos anos iniciais. Conclui-se que o ensino de inglês, quando orientado por princípios de letramento crítico e interculturalidade, pode contribuir significativamente para a formação de sujeitos conscientes, capazes de agir com empatia, respeito e responsabilidade em um mundo globalizado e diverso.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent769 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Inglesapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Básicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos Iniciaispt_BR
Título: dc.titleEducação e Cidadania: O papel do Ensino de Inglês nos Anos Iniciais da Educação Básicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons