
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | de Jesus, Cleuza Inês | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Severino da Silva, Édima | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | de Oliveira, Marcia | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Coelho dos Santos, Potira | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Gomes da Silva, Rosely | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Lino Gama, Shirley Terezinha | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T11:27:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T11:27:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1009 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Inclusão Escolar | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973324 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho aborda a temática da inclusão educacional, investigando de que maneira as metodologias de ensino podem ser adaptadas e planejadas para promover efetivamente a inclusão de todos os alunos no processo educativo. Partindo da pergunta-problema e da constatação de que a diversidade é um dado incontornável nas escolas contemporâneas, o objetivo geral consistiu em analisar como diferentes metodologias de ensino contribuem para uma educação inclusiva. Os objetivos específicos buscaram identificar práticas metodológicas inclusivas reconhecidas na literatura e refletir sobre os desafios enfrentados pelos professores em sua implementação. Justifica-se a pesquisa pela necessidade de superar modelos pedagógicos tradicionais e excludentes, em favor de estratégias que respeitem os diferentes modos de aprender. A metodologia adotada foi qualitativa, com base em revisão bibliográfica de autores como Mantoan, Nóvoa, Freire e Skliar. Concluiu-se que metodologias flexíveis, colaborativas e centradas no estudante são fundamentais para garantir a aprendizagem de todos, desde que articuladas a uma formação docente contínua e a um compromisso institucional com a equidade. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 647 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão Escolar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologias de Ensino | pt_BR |
| Título: dc.title | Aprender e Ensinar: Metodologias para um Ensino Inclusivo | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons