Aprender e Ensinar: Metodologias para um Ensino Inclusivo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorde Jesus, Cleuza Inês-
Autor(es): dc.contributor.authorSeverino da Silva, Édima-
Autor(es): dc.contributor.authorde Oliveira, Marcia-
Autor(es): dc.contributor.authorCoelho dos Santos, Potira-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes da Silva, Rosely-
Autor(es): dc.contributor.authorLino Gama, Shirley Terezinha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T11:27:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T11:27:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1009-
identificador: dc.identifier.otherInclusão Escolarpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973324-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho aborda a temática da inclusão educacional, investigando de que maneira as metodologias de ensino podem ser adaptadas e planejadas para promover efetivamente a inclusão de todos os alunos no processo educativo. Partindo da pergunta-problema e da constatação de que a diversidade é um dado incontornável nas escolas contemporâneas, o objetivo geral consistiu em analisar como diferentes metodologias de ensino contribuem para uma educação inclusiva. Os objetivos específicos buscaram identificar práticas metodológicas inclusivas reconhecidas na literatura e refletir sobre os desafios enfrentados pelos professores em sua implementação. Justifica-se a pesquisa pela necessidade de superar modelos pedagógicos tradicionais e excludentes, em favor de estratégias que respeitem os diferentes modos de aprender. A metodologia adotada foi qualitativa, com base em revisão bibliográfica de autores como Mantoan, Nóvoa, Freire e Skliar. Concluiu-se que metodologias flexíveis, colaborativas e centradas no estudante são fundamentais para garantir a aprendizagem de todos, desde que articuladas a uma formação docente contínua e a um compromisso institucional com a equidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent647 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias de Ensinopt_BR
Título: dc.titleAprender e Ensinar: Metodologias para um Ensino Inclusivopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons