Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gonçalves, Barbara | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Araujo Neto, Waldmir | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-14T19:23:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-14T19:23:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://youtu.be/4_wguMEVIQ4 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973319 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este vídeo educacional integra uma pesquisa de mestrado em Ensino de Química e tem como foco a formação inicial de professores, explorando criticamente o uso do TikTok no contexto pedagógico. O vídeo investiga como o "rosto pedagógico" é ressignificado nas plataformas digitais, questionando os impactos da lógica algorítmica e performativa sobre a identidade docente. Produzido em linguagem visual acessível e inspirada no próprio formato das redes sociais, o material combina recursos audiovisuais, textos e animações para promover reflexões sobre a plataformização da educação, a desobediência tecnológica e os desafios da docência em tempos de espetáculo digital. Com estrutura dialógica e três chamadas ao debate, o vídeo busca instigar práticas docentes mais críticas e emancipadoras, atuando como recurso formativo e dispositivo de resistência à mercantilização da educação | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Rosto | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | TikTok | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Semiótica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Redes Sociais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Plataformas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Privatização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Adoecimento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professora | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Charles Peirce | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Diagrama | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Massimo Leone | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade Docente | pt_BR |
Título: dc.title | O Rosto Pedagógico no TikTok | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação em Ensino de Química (PEQui) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons