
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rocha, Tatiana Feitoza da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T11:06:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T11:06:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Estações de Memórias: Nos trilhos da História Local de Vila Velha/ES | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973309 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A dissertação propõe reflexões sobre as p otencialidades da história local como estratégia pedagógica para promoção do ensino de história, mobilizando de forma crítica os conceitos de memória, identidade e patrimônio cultural. Nesse contexto, o município de Vila Velha, no Espírito Santo, é apresentado como cenário dessa investigação, destacando-se enquanto espaço de memórias e de construção de identidades. Como produto final da pesquisa, foram elaboradas cinco oficinas que integram teoria e prática pedagógica de forma dinâmica, possibilitando uma abordagem contextualizada que explora diferentes temporalidades e temáticas relacionadas à história local. Por meio dessas oficinas, pretende-se que os alunos participem de forma ativa na construção do conhecimento histórico, estimulando-os a se visualizarem e se compreenderem enquanto sujeitos históricos do seu tempo, capazes de reconhecer seu papel nos processos sociais e culturais de sua comunidade e do mundo ao seu redor. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 23.951 kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Saberes históricos no espaço escolar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | História local | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Memória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade | pt_BR |
| Título: dc.title | Estações de Memórias: Nos trilhos da História Local de Vila Velha/ES | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| TATIANA FEITOZA DA ROCHA_PROFHISTORIA_UERJ.pdf | 23,95 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973309/2/TATIANA FEITOZA DA ROCHA_PROFHISTORIA_UERJ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons