Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues Leta, Fabiana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mariani Braz, Ruth Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T00:40:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T00:40:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Reflexões sobre tecnologias Assistivas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973304 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Prezados leitores, é com satisfação que apresentamos este livro sobre "Reflexões sobre Tecnologia Assistiva". Nesta obra, diversos autores abordam temas relacionados à utilização de tecnologias que auxiliam pessoas com deficiência em diferentes aspectos da vida cotidiana, incluindo a educação, o lazer e o acesso à informação. Entre os artigos, destacamos "O jogo de bocha adaptado: um recurso da tecnologia assistiva na inclusão de alunos com deficiência física na escola, que apresenta uma experiência bem-sucedida de adaptação de um jogo esportivo para alunos com deficiência física. Também merece destaque o artigo "O uso do celular como tecnologia educacional e assistiva para estudantes com impedimento auditivo", que discute o uso de um recurso cotidiano como ferramenta de inclusão na educação. Outro tema relevante é abordado no artigo "A cidade luz que iluminou as primeiras técnicas da escrita e leitura para pessoas com impedimento visual”, que discutem a história do Braille e sua importância como tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual. O artigo sobre o aplicativo Olho Amigo: Que examina o impacto de um aplicativo de aprendizagem acessível para pessoas com deficiência, com uma avaliação crítica sobre os aplicativos e a acessibilidade. Reflexões sobre Tecnologias Assistivas, o artigo discute a importância das tecnologias assistivas e métodos de engenharia na inclusão, destacando práticas enxutas para melhorar a acessibilidade. Tecnologias Assistivas na Pós-Graduação, esse artigo aborda como as tecnologias assistivas podem ampliar o acesso à informação para estudantes de pós-graduação com deficiências. Acessibilidade Cultural na Fundação Casa de Rui Barbosa, o artigo examina as dificuldades burocráticas enfrentadas pelos gestores na promoção da acessibilidade cultural em uma instituição específica. O Professor Mediador e Tecnologia Assistiva Explora o papel do professor como mediador no uso de tecnologias assistivas para promover a inclusão educacional. O artigo Biotecnologia Educacional para Ensino Auditivo investiga o uso de biotecnologia e suas possibilidades tecnológicas como ferramentas para o ensino de pessoas com impedimentos auditivos. Esperamos que os artigos presentes neste livro possam contribuir para uma reflexão sobre a importância da Tecnologia Assistiva na promoção da inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência em diferentes contextos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | (2.781.184 bytes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Equidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Esporte Adaptado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Biotecnologia Laranja | pt_BR |
Título: dc.title | Reflexões sobre tecnologia Assistiva | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ciências, tecnologia e Inclusão | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Tecnologia Assistivas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
LIVRO_FORMATADO fabianaleta16junho (9).pdf | 2,71 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973304/2/LIVRO_FORMATADO fabianaleta16junho (9).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons