
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Barbosa Mendes, Maria Cristina | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Crespo coelho da Silva Pinto, Sérgio | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Prudência dos Santos Caminha, Vera Lúcia | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Maria e Silva, Márcia | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Mariani Braz, Ruth Maria | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T00:31:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T00:31:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Relatos de experiências sobre o uso das tecnologias Assistivas | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973303 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O livro "Relatos de experiências sobre o uso da tecnologia assistiva" aborda um tema de relevância na sociedade contemporânea: a inclusão e a acessibilidade para todos. Com o avanço das inovações tecnológicas, a tecnologia assistiva têm se tornado ferramenta essencial para promover a autonomia e a qualidade de vida de pessoas com deficiência. Este e-book tem como objetivo compartilhar experiências reais de usuários e profissionais que interagem com essas tecnologias, oferecendo uma visão abrangente sobre como elas podem transformar vidas. O público-alvo inclui educadores, profissionais da saúde, estudantes de áreas relacionadas à inclusão, além de familiares e pessoas com deficiência que buscam informações sobre como a tecnologia assistiva pode ser integrada em seu cotidiano. A obra é organizada em capítulos que reúnem relatos de diferentes contextos entre Brasil e Angola. Cada capítulo traz uma narrativa única, os autores compartilham suas vivências com tecnologia assistiva, desde dispositivos de comunicação até softwares adaptativos. Os relatos incluem análises teoricamente embasadas para que o leitor possa compreender não apenas o impacto das tecnologias, mas também os desafios enfrentados e as soluções propostas. O leitor encontrará também dicas práticas sobre como implementar essas tecnologias em diferentes ambientes, como escolas, lares e locais de trabalho. A diversidade de relatos e a profundidade das análises tornam a leitura não apenas informativa, mas também inspiradora, mostrando que a tecnologia pode ser uma aliada poderosa na busca por uma sociedade mais inclusiva.A partir de cada relato, o leitor é convidado a refletir sobre a importância da acessibilidade e a considerar como a tecnologia assistiva pode ser utilizada para promover a inclusão em sua própria comunidade. Tais depoimentos foram coletados, em sua maioria, através da participação dos estudantes nas atividades do curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Óscar Ribas (UOR). Constituem, assim, o resultado de arquiteturas pedagógicas desenvolvidas com a participação de professores com e sem deficiência, para efetivar suportes de aprendizagem que dialogam com a tecnologia assistiva dos usuários, promoveremos a aprendizagem a partir da acessibilidade. A obra é um convite à empatia e à ação, estimulando a busca por soluções que beneficiem a todos. Aproveite a leitura e descubra como as experiências compartilhadas podem iluminar novas arquiteturas pedagógicas inclusivas para um futuro mais acessível. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | (4.194.304 bytes) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Equidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
| Título: dc.title | Relatos de experiência sobre o uso das tecnologias assistivas | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado em Diversidade e Inclusão | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Tecnologia Assistiva | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| livrorelato de experiencia20marçoILMAFAUSTO (2) (1).pdf | 4.09 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973303/2/livrorelato de experiencia20marçoILMAFAUSTO (2) (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons