BIOCEL MINIGAMES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFaculdades Pequeno Príncipe - FPPpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDamigo, Larissa-
Autor(es): dc.contributor.authorDanelle, Victor Augusto-
Autor(es): dc.contributor.authorFigueiredo, Liria Matsuzawa-
Autor(es): dc.contributor.authorCabrera, Eduardo Rodrigues-
Autor(es): dc.contributor.authorPotrich, Francine-
Autor(es): dc.contributor.authorBorges, Beatriz Essenfelder-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-14T12:36:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-14T12:36:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherArtigo com a descrição dos jogos Biocel: minigamept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973291-
Resumo: dc.description.abstractIntrodução: A monitoria é fundamental para melhorar o ensino-aprendizagem na graduação, especialmente em medicina. Os monitores não só revisam e aprofundam conhecimentos, mas também oferecem assistência prática aos colegas. A produção de material didático em formato de jogos, conhecida como gamificação, é inovadora e eficaz, facilitando a compreensão de conceitos complexos, como os da biologia celular. Objetivo: Produzir e aplicar, durante a monitoria, jogos educativos para o ensino de Biologia Celular na graduação de Medicina. Metodologia: Os jogos foram criados pelos monitores de Biologia Celular para serem utilizados durante as aulas práticas do primeiro período do curso de graduação em medicina em uma Instituição de Ensino Superior de Curitiba. Foram desenvolvidos 12 jogos, cada um com seu objetivo e descrição específica. Os jogos foram dispostos em duas categorias: jogos de estrutura celular e jogos de revisão de biologia celular. Na primeira categoria foram criados 8 jogos e na segunda categoria foram criados 4 jogos. O conjunto dos jogos foi nomeado de Biocel: minigames. Todo o material criado e as imagens foram feitas pelos autores. Depois disso, os monitores aplicaram os jogos nas turmas de medicina e após a aula realizaram uma pesquisa através da plataforma Google formulários para identificar a eficácia e comparar com a teoria os benefícios dos jogos didáticos. Essa pesquisa foi realizada apenas como um projeto piloto para que o professor e os monitores pudessem observar se as atividades desenvolvidas estavam realmente dando o efeito esperado. Resultados: Os jogos foram construídos e aplicados nas aulas práticas de biologia celular e após a aplicação os estudantes responderam um questionário para que os monitores e professores pudessem perceber se a estratégia da gamificação foi adequada para a compreensão do conteúdo. E mais de 80% dos estudantes responderam que os jogos ajudam na memorização, aprendizagem e compreensão do conteúdo trabalho. Conclusão: A produção dos jogos auxiliou os monitores no aprofundamento do conhecimento e a aplicação deste auxiliou os estudantes no aprendizado, ficando claro que a utilização da gamificação na sala de aula é uma excelente estratégia de ensino-aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent923Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectjogospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectgamificaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmonitoriapt_BR
Título: dc.titleBIOCEL MINIGAMESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.courseMedicinapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineBiologia Celularpt_BR
Aparece nas coleções:Jogos

Arquivos associados:
Biocel minigames.pdf12 jogos para utilização nas aulas de biologia celular nos cursos de graduação em Medidina922.47 kBAdobe PDF/bitstream/capes/973291/2/Biocel minigames.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons