
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Faculdades Pequeno Príncipe - FPP | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Damigo, Larissa | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Danelle, Victor Augusto | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Figueiredo, Liria Matsuzawa | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Cabrera, Eduardo Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Potrich, Francine | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Borges, Beatriz Essenfelder | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-14T12:36:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-14T12:36:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Artigo com a descrição dos jogos Biocel: minigame | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973291 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Introdução: A monitoria é fundamental para melhorar o ensino-aprendizagem na graduação, especialmente em medicina. Os monitores não só revisam e aprofundam conhecimentos, mas também oferecem assistência prática aos colegas. A produção de material didático em formato de jogos, conhecida como gamificação, é inovadora e eficaz, facilitando a compreensão de conceitos complexos, como os da biologia celular. Objetivo: Produzir e aplicar, durante a monitoria, jogos educativos para o ensino de Biologia Celular na graduação de Medicina. Metodologia: Os jogos foram criados pelos monitores de Biologia Celular para serem utilizados durante as aulas práticas do primeiro período do curso de graduação em medicina em uma Instituição de Ensino Superior de Curitiba. Foram desenvolvidos 12 jogos, cada um com seu objetivo e descrição específica. Os jogos foram dispostos em duas categorias: jogos de estrutura celular e jogos de revisão de biologia celular. Na primeira categoria foram criados 8 jogos e na segunda categoria foram criados 4 jogos. O conjunto dos jogos foi nomeado de Biocel: minigames. Todo o material criado e as imagens foram feitas pelos autores. Depois disso, os monitores aplicaram os jogos nas turmas de medicina e após a aula realizaram uma pesquisa através da plataforma Google formulários para identificar a eficácia e comparar com a teoria os benefícios dos jogos didáticos. Essa pesquisa foi realizada apenas como um projeto piloto para que o professor e os monitores pudessem observar se as atividades desenvolvidas estavam realmente dando o efeito esperado. Resultados: Os jogos foram construídos e aplicados nas aulas práticas de biologia celular e após a aplicação os estudantes responderam um questionário para que os monitores e professores pudessem perceber se a estratégia da gamificação foi adequada para a compreensão do conteúdo. E mais de 80% dos estudantes responderam que os jogos ajudam na memorização, aprendizagem e compreensão do conteúdo trabalho. Conclusão: A produção dos jogos auxiliou os monitores no aprofundamento do conhecimento e a aplicação deste auxiliou os estudantes no aprendizado, ficando claro que a utilização da gamificação na sala de aula é uma excelente estratégia de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 923Kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | jogos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | gamificação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | monitoria | pt_BR |
| Título: dc.title | BIOCEL MINIGAMES | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Medicina | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Biologia Celular | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Jogos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Biocel minigames.pdf | 12 jogos para utilização nas aulas de biologia celular nos cursos de graduação em Medidina | 922.47 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973291/2/Biocel minigames.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons