Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Maringá UEM | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CRISTINA BOREGGIO NUNES, SILVANA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-13T00:30:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-13T00:30:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | SILVANACRISTINABOREGGIONUNESPROFHISTORIAUEM | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973248 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Pretende-se realizar um estudo sobre o que os jovens contemporâneos pensam sobre a temporalidade, uma vez que geralmente se considera que estes são “presentistas”, no sentido de se restringirem aos objetivos imediatos de suas vivências e experiências, o que levaria a uma desqualificação do passado, da História e consequentemente do ensino de história. Com o propósito de investigar qual é a noção de temporalidade dos alunos envolvidos na pesquisa, desenvolveremos nosso produto que diz respeito à aplicação de um questionário que fará um contraponto entre o pensamento de jovens em diferentes contextos históricos. Tais resultados fornecerão informações e suporte para que os professores entendam como o jovem estudante interpreta a temporalidade histórica, oportunizando o desenvolvimento de novas metodologias que possam tornar as aulas de história mais significativas, contribuindo para a formação do sujeito histórico, capaz de compreender o contexto em que vive. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 355 KG | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jovens estudantes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Temporalidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Presentismo | pt_BR |
Título: dc.title | OS JOVENS ESTUDANTES E O PRESENTISMO, UM DESAFIO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA ATUALIDADE? | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfHistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | ProfHistória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
SILVANACRISTINABOREGGIONUNESPROFHISTORIAUEM.pdf | DISSERTAÇÃO PROFHISTÓRIA UEM | 354,98 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973248/2/SILVANACRISTINABOREGGIONUNESPROFHISTORIAUEM.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons