ARQUITETURA ESCOLAR ALÉM DAS JANELAS: UM OLHAR SENSÍVEL NAS INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS COM CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRamos, Liliane-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Cléia Demétrio-
Autor(es): dc.contributor.authorBorges, Débora Garreto-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Solange Cristina da-
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento, Lucia Moreira do-
Autor(es): dc.contributor.authorNapoleão, Fábio-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Mariana Corrêa Pitanga de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-12T13:22:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-12T13:22:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-29-
identificador: dc.identifier.otherDisserta__o_17418899060244_7719pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973219-
Resumo: dc.description.abstractA inclusão de crianças autistas no contexto da Educação Infantil temsemostradouma rotina na prática cotidiana e desafiadora para professores edemaisprofissionais que atuam nessa etapa da Educação Básica. Essa realidadetemexigido maior conhecimento da temática e colocado os profissionais diantededesafios, que envolve o planejamento de práticas pedagógicas que despertemointeresse de todas as crianças, inclusive crianças autistas, uma vez queessastrazem consigo peculiaridades que requerem estratégias diferenciadas, alémdeoutros aspectos que poderão ganhar visibilidade, como os espaços físicosdeinterações e brincadeiras. Esta pesquisa objetivou conhecer a arquiteturadosespaços na Educação Infantil e suas contribuições para as interações ebrincadeirascom as crianças autistas nas práticas pedagógicas. Para tanto, estabelecemoscomoobjetivos específicos: a) mapear produções bibliográficas que versamsobrepráticaspedagógicas de inclusão de crianças autistas na Educação Infantil; b) identificarconceitos que abordam questões ligadas a arquitetura escolar e organizaçãodosespaços na Educação Infantil; c) evidenciar situações cotidianas envolvendoacriança autista e a forma como a constituição dos espaços interferem/contribuemnos processos de interação e brincadeira; e d) elaborar literatura acessível quereflitasobre o universo de sensações e descobertas da criança autista. Comopercursometodológico nos apoiamos na pesquisa bibliográfica e documental, numaabordagem qualitativa, de natureza exploratória, seguido por observaçãodosespaços, análise documental e fotográfica. Concluímos que o processodeinclusãopara tornar os espaços acessíveis na educação infantil ainda está emconstrução. Asestratégias adotadas surgem de ações da comunidade escolar, comprofessoresegestores como condutores dessa transformação. Apesar dos desafioscomainadequação das estruturas físicas e a falta de formação especializada, háumesforço constante pela garantia dos direitos das crianças, ao lidar comas interaçõese brincadeiras nos espaços disponíveis. A proposta da literatura infantil comorecurso educacional resultou das fotografias analisadas e pode se constituir emummaterial rico na formação de professores, a fim de desenvolver umolhar sensível para os espaços na educação infantil de forma mais inclusiva. Para alémdasjanelas,esperamos que esta pesquisa contribua para a atuação de professoresnaorganização dos espaços na educação infantil, especialmente, para articular novasestratégias e experiências nas interações e brincadeiras comcriançasautistas,visando a participação e o desenvolvimento dessas crianças que anseiampor umambiente acolhedor e, de fato, inclusivo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,44MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCrianças autistaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterações e brincadeiraspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
Título: dc.titleARQUITETURA ESCOLAR ALÉM DAS JANELAS: UM OLHAR SENSÍVEL NAS INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS COM CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Disserta__o_17418899060244_7719.pdfhttps://www.udesc.br/arquivos/cead/id_cpmenu/7719/Disserta__o_17418899060244_7719.pdf3,52 MBAdobe PDF/bitstream/capes/973219/2/Disserta__o_17418899060244_7719.pdfDownload
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas

Avaliação

1 2 3 4 5

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons