Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ramos, Liliane | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Cléia Demétrio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Borges, Débora Garreto | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Solange Cristina da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, Lucia Moreira do | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Napoleão, Fábio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Mariana Corrêa Pitanga de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-12T13:22:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-12T13:22:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Disserta__o_17418899060244_7719 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973219 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A inclusão de crianças autistas no contexto da Educação Infantil temsemostradouma rotina na prática cotidiana e desafiadora para professores edemaisprofissionais que atuam nessa etapa da Educação Básica. Essa realidadetemexigido maior conhecimento da temática e colocado os profissionais diantededesafios, que envolve o planejamento de práticas pedagógicas que despertemointeresse de todas as crianças, inclusive crianças autistas, uma vez queessastrazem consigo peculiaridades que requerem estratégias diferenciadas, alémdeoutros aspectos que poderão ganhar visibilidade, como os espaços físicosdeinterações e brincadeiras. Esta pesquisa objetivou conhecer a arquiteturadosespaços na Educação Infantil e suas contribuições para as interações ebrincadeirascom as crianças autistas nas práticas pedagógicas. Para tanto, estabelecemoscomoobjetivos específicos: a) mapear produções bibliográficas que versamsobrepráticaspedagógicas de inclusão de crianças autistas na Educação Infantil; b) identificarconceitos que abordam questões ligadas a arquitetura escolar e organizaçãodosespaços na Educação Infantil; c) evidenciar situações cotidianas envolvendoacriança autista e a forma como a constituição dos espaços interferem/contribuemnos processos de interação e brincadeira; e d) elaborar literatura acessível quereflitasobre o universo de sensações e descobertas da criança autista. Comopercursometodológico nos apoiamos na pesquisa bibliográfica e documental, numaabordagem qualitativa, de natureza exploratória, seguido por observaçãodosespaços, análise documental e fotográfica. Concluímos que o processodeinclusãopara tornar os espaços acessíveis na educação infantil ainda está emconstrução. Asestratégias adotadas surgem de ações da comunidade escolar, comprofessoresegestores como condutores dessa transformação. Apesar dos desafioscomainadequação das estruturas físicas e a falta de formação especializada, háumesforço constante pela garantia dos direitos das crianças, ao lidar comas interaçõese brincadeiras nos espaços disponíveis. A proposta da literatura infantil comorecurso educacional resultou das fotografias analisadas e pode se constituir emummaterial rico na formação de professores, a fim de desenvolver umolhar sensível para os espaços na educação infantil de forma mais inclusiva. Para alémdasjanelas,esperamos que esta pesquisa contribua para a atuação de professoresnaorganização dos espaços na educação infantil, especialmente, para articular novasestratégias e experiências nas interações e brincadeiras comcriançasautistas,visando a participação e o desenvolvimento dessas crianças que anseiampor umambiente acolhedor e, de fato, inclusivo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,44MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças autistas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interações e brincadeiras | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
Título: dc.title | ARQUITETURA ESCOLAR ALÉM DAS JANELAS: UM OLHAR SENSÍVEL NAS INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS COM CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Disserta__o_17418899060244_7719.pdf | https://www.udesc.br/arquivos/cead/id_cpmenu/7719/Disserta__o_17418899060244_7719.pdf | 3,52 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973219/2/Disserta__o_17418899060244_7719.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons