Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Câmpus de Marília | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NORATO, Célia Regina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-12T12:06:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-12T12:06:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Célia_Regina_Norato_dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973218 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O racismo ainda se faz presente na escola, mesmo que de forma velada, visto como uma prática não recomendável e que não colabora com a consolidação da cidadania. No século XXI, ainda é possível ver práticas racistas que não respeitam o valor e a grandeza da negritude e que muito menos reconhecem a diversidade social. O objetivo geral do estudo consiste em trabalhar a temática do racismo, a partir da realização de uma sequência didática sobre a imprensa negra paulistana da década dos anos 1930. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é do tipo bibliográfica, explicativa, exploratória e mista, pois envolve aspectos da pesquisa qualitativa, com foco na pesquisa ação, pois foi construído um plano de aula sobre a FNB, envolvendo as disciplinas de Sociologia e História de acordo com as habilidades propostas no currículo da Educação Básica do Ensino Médio do estado de São Paulo. Além disso, o estudo é focado na realidade social da cidade de São Paulo na década de 1930, com ênfase especial para o jornal negro A Voz da Raça. A população participante foi de alunos do segundo ano de uma escola de ensino médio situada em São Paulo. Com o desenvolvimento desta atividade, busca-se trabalhar junto aos estudantes a temática do racismo, por meio de um olhar sobre o passado, com vistas a compreender esta problemática social que ainda persiste na sociedade contemporânea. Como resultado, o estudo pleiteia propor uma reflexão aos alunos participantes da atividade proposta sobre o racismo na escola, não somente para contribuir para a formação destes alunos, mas também para a valorização da cultura da negritude, a qual por vezes é pouco reconhecida no contexto social nacional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5249 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Imprensa Negra | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Preconceito Racial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola Pública | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Discriminação | pt_BR |
Título: dc.title | A Frente Negra Brasileira e a relação com o integralismo a partir do jornal a Voz da Raça: uma proposta de sequência didática | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Não | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
norato_cr_me_mar.pdf | 5,25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973218/2/norato_cr_me_mar.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons