Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRJ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pinto, Michel dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Freire, Laísa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Paz, Vilma | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-11T14:38:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-11T14:38:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Itinerario Didáctico Sendero Interpretativo | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973203 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Buscando construir diálogos entre algunos elementos de la enseñanza de la ciencia y la biología con prácticas de Educación Ambiental, esperamos construir un enfoque que articule la reflexión crítica con la conciencia afectiva. Desde una perspectiva biocéntrica de la naturaleza, proponemos en este trabajo la creación de un sendero interpretativo en el Parque Natural Municipal Padre Quiña en Petrópolis/RJ, Brasil. A lo largo del camino, los estudiantes deben relacionar los elementos del espacio/territorio con sus experiencias subjetivas y su conocimiento de conceptos científicos. Al mismo tiempo, experimentan experiencias sensoriales y estéticas, creando oportunidades para reconectarse con la naturaleza. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 30 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | es | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educación ambiental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Enseñanza de ciencias y biología | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ecopedagogías | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Clases de campo | pt_BR |
Título: dc.title | Itinerario Didáctico Para Sendero Interpretativo: Buscando otras formas de relación humanidad~naturaleza | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia - ProfBio | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Itinerario Didáctico Sendero Interpretativo.pdf | 30,85 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973203/2/Itinerario Didáctico Sendero Interpretativo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons