Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Uniesmero | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Ana Carolina Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Alencar, Lívia Bezerra de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Pedro Henrique Sales | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Joelma Nogueira dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-10T16:50:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-10T16:50:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Práticas laboratoriais para o ensino de Álgebra | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973194 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A beleza da matemática só se mostra a seguidores mais pacientes. Maryam Mirzakhani (2014) E, de repente, a história de um fazer pedagógico no chão de um laboratório de matemática, foi materializado. Claro que não! Hoje, esse livro, que organiza atividades experimentais vivenciadas na disciplina de Laboratório de Ensino de Álgebra (LEAl), é resultado de imersão laboriosa com recurso manipulativo e aprofundamento teórico e metodológico por licenciandos sob a confiante orientação de uma professora dedicada. Com esse tema, abrimos caminho para muitos jovens pesquisadores que buscam ou buscarão trilhar os caminhos da formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, na perspectiva de pesquisas e práticas laboratoriais no contexto acadêmico do laboratório de matemática organizadas pelo Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM), na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Práticas laboratoriais surge como uma referência para professores, pesquisadores e comunidade acadêmica que pensam o conteúdo de matemática, ante os grandes desafios do ensino e da formação de professores da Educação Básica, como uma ciência experimental e dinâmica para a formação de cidadãos. Essas orientações, fundamentadas e organizadas, procurou apresentar alguns conteúdos de Álgebra mais que uma ferramenta ou números, mas como conceitos dinâmicos e manipulativos. O conjunto de textos, resultante de estudos e pesquisas aprofundadas pelos autores dos capítulos, vai dar subsídios e indicações metodológicas aos professores de Matemática que irão contribuir para a melhoria da qualidade do ensino dessa disciplina na escola sob a perspectiva de atividades experimentais. Possa então, a leitura de – PRÁTICAS LABORATORIAIS PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA: sob o olhar do licenciando em Matemática – através de suas orientações inovadoras e de eficácia das experiências de ensino analisadas nos capítulos, desencadear, junto aos nossos professores e futuros professores, um processo de ensino e aprendizagem da Matemática capaz de transformar as estruturas deste ensino em nossas escolas. Agradeço carinhosamente o convite para escrever este prefácio e diante do exposto, recomendo a leitura desta obra. - Profa. Dra. Ana Cláudia Mendonça Pinheiro - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Sobral | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3303 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Fundamentos de álgebra | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Álgebra | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professore | pt_BR |
Título: dc.title | Práticas laboratoriais para o ensino de Álgebra: sob o olhar do licenciando em Matemática - Volume 1 | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Práticas laboratoriais para o ensino de Álgebra.pdf | 3,3 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973194/2/Práticas laboratoriais para o ensino de Álgebra.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons