Práticas laboratoriais para o ensino de Álgebra: sob o olhar do licenciando em Matemática - Volume 1

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Uniesmeropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Ana Carolina Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorAlencar, Lívia Bezerra de-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Pedro Henrique Sales-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Joelma Nogueira dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-10T16:50:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-10T16:50:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-10-
identificador: dc.identifier.otherPráticas laboratoriais para o ensino de Álgebrapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973194-
Resumo: dc.description.abstractA beleza da matemática só se mostra a seguidores mais pacientes. Maryam Mirzakhani (2014) E, de repente, a história de um fazer pedagógico no chão de um laboratório de matemática, foi materializado. Claro que não! Hoje, esse livro, que organiza atividades experimentais vivenciadas na disciplina de Laboratório de Ensino de Álgebra (LEAl), é resultado de imersão laboriosa com recurso manipulativo e aprofundamento teórico e metodológico por licenciandos sob a confiante orientação de uma professora dedicada. Com esse tema, abrimos caminho para muitos jovens pesquisadores que buscam ou buscarão trilhar os caminhos da formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, na perspectiva de pesquisas e práticas laboratoriais no contexto acadêmico do laboratório de matemática organizadas pelo Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM), na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Práticas laboratoriais surge como uma referência para professores, pesquisadores e comunidade acadêmica que pensam o conteúdo de matemática, ante os grandes desafios do ensino e da formação de professores da Educação Básica, como uma ciência experimental e dinâmica para a formação de cidadãos. Essas orientações, fundamentadas e organizadas, procurou apresentar alguns conteúdos de Álgebra mais que uma ferramenta ou números, mas como conceitos dinâmicos e manipulativos. O conjunto de textos, resultante de estudos e pesquisas aprofundadas pelos autores dos capítulos, vai dar subsídios e indicações metodológicas aos professores de Matemática que irão contribuir para a melhoria da qualidade do ensino dessa disciplina na escola sob a perspectiva de atividades experimentais. Possa então, a leitura de – PRÁTICAS LABORATORIAIS PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA: sob o olhar do licenciando em Matemática – através de suas orientações inovadoras e de eficácia das experiências de ensino analisadas nos capítulos, desencadear, junto aos nossos professores e futuros professores, um processo de ensino e aprendizagem da Matemática capaz de transformar as estruturas deste ensino em nossas escolas. Agradeço carinhosamente o convite para escrever este prefácio e diante do exposto, recomendo a leitura desta obra. - Profa. Dra. Ana Cláudia Mendonça Pinheiro - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Sobralpt_BR
Tamanho: dc.format.extent3303pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFundamentos de álgebrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Álgebrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professorept_BR
Título: dc.titlePráticas laboratoriais para o ensino de Álgebra: sob o olhar do licenciando em Matemática - Volume 1pt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons