ESCREVIVÊNCIAS DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A INCLUSÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS NO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Lidiane-
Autor(es): dc.contributor.authorBlanco, Soeli Francisca Mazzini Monte-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Cléia Demétrio-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Vera Márcia Marques-
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Cristiane Seimetz-
Autor(es): dc.contributor.authorIrigoite, Josa Coelho da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorKornatzki, Luciana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-09T14:55:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-09T14:55:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-19-
identificador: dc.identifier.otherDisserta__o_17418898738246_7719pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973173-
Resumo: dc.description.abstractA formação docente inicial e/ou continuada sob a ótica da educação inclusiva é um desafio para o sistema educacional brasileiro. Consequentemente, a inclusão educacional de crianças e de adolescentes com deficiência causa insegurança nas práticas pedagógicas dos profissionais envolvidos nesse âmbito, dificultando o processo de ensino-aprendizagem que contemple a singularidade humana. O objetivo do estudo foi conhecer as contribuições da (auto)formação de professores/as para o entendimento sobre a deficiência (estudantes do Ensino Médio com autismo), a educação inclusiva, o planejamento e a prática pedagógica para a singularidade. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, tendo como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, com busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e nos Periódicos da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no espaço temporal de 2021 a 2023. Para tanto, utilizou-se dos descritores: inclusão, autismo, Ensino Médio, educação inclusiva, estudante autista, formação de professores, formação continuada; e, também, metodologia autoetnográfica com as experiências e as vivências da pesquisadora ao longo de sua (auto)formação. O referencial teórico foi subsidiado pelas legislações brasileiras e pelo campo da Educação Especial na perspectiva inclusiva. Posteriormente, os dados foram analisados a partir da análise textual discursiva e revelaram que ainda temos um longo caminho para que a inclusão seja mais que integração de estudantes com deficiência na Educação Básica. Nas turmas, lócus de atuação da professora pesquisadora, a organização de atividades em grupos de trabalho - a partir das potencialidades dos estudantes - possibilitou participação e aprendizagem de todos/as envolvidos/as. Concluiu-se, no entanto, que cada prática é única por envolver sujeitos distintos e a reprodução das mesmas atividades em outro contexto pode não acarretar o mesmo sucesso. Por fim, esta pesquisa desenvolveu como recursos educacionais um curso de formação intitulado “Educação Inclusiva: planejamento, prática pedagógica e aprendizagem” e um e-book “Sinto-me incluída quando... Reflexões escolares sobre inclusão” a partir das observações da pesquisadora durante o tempo de formação no mestrado e à luz das políticas públicas educacionais brasileiras.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,96MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas inclusivaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Título: dc.titleESCREVIVÊNCIAS DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A INCLUSÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Disserta__o_17418898738246_7719.pdfhttps://www.udesc.br/arquivos/cead/id_cpmenu/7719/Disserta__o_17418898738246_7719.pdf2.01 MBAdobe PDF/bitstream/capes/973173/2/Disserta__o_17418898738246_7719.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons