
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Lidiane | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Blanco, Soeli Francisca Mazzini Monte | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Cléia Demétrio | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Vera Márcia Marques | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Cristiane Seimetz | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Irigoite, Josa Coelho da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Kornatzki, Luciana | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-09T14:55:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-09T14:55:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-19 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Disserta__o_17418898738246_7719 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973173 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A formação docente inicial e/ou continuada sob a ótica da educação inclusiva é um desafio para o sistema educacional brasileiro. Consequentemente, a inclusão educacional de crianças e de adolescentes com deficiência causa insegurança nas práticas pedagógicas dos profissionais envolvidos nesse âmbito, dificultando o processo de ensino-aprendizagem que contemple a singularidade humana. O objetivo do estudo foi conhecer as contribuições da (auto)formação de professores/as para o entendimento sobre a deficiência (estudantes do Ensino Médio com autismo), a educação inclusiva, o planejamento e a prática pedagógica para a singularidade. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, tendo como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, com busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e nos Periódicos da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no espaço temporal de 2021 a 2023. Para tanto, utilizou-se dos descritores: inclusão, autismo, Ensino Médio, educação inclusiva, estudante autista, formação de professores, formação continuada; e, também, metodologia autoetnográfica com as experiências e as vivências da pesquisadora ao longo de sua (auto)formação. O referencial teórico foi subsidiado pelas legislações brasileiras e pelo campo da Educação Especial na perspectiva inclusiva. Posteriormente, os dados foram analisados a partir da análise textual discursiva e revelaram que ainda temos um longo caminho para que a inclusão seja mais que integração de estudantes com deficiência na Educação Básica. Nas turmas, lócus de atuação da professora pesquisadora, a organização de atividades em grupos de trabalho - a partir das potencialidades dos estudantes - possibilitou participação e aprendizagem de todos/as envolvidos/as. Concluiu-se, no entanto, que cada prática é única por envolver sujeitos distintos e a reprodução das mesmas atividades em outro contexto pode não acarretar o mesmo sucesso. Por fim, esta pesquisa desenvolveu como recursos educacionais um curso de formação intitulado “Educação Inclusiva: planejamento, prática pedagógica e aprendizagem” e um e-book “Sinto-me incluída quando... Reflexões escolares sobre inclusão” a partir das observações da pesquisadora durante o tempo de formação no mestrado e à luz das políticas públicas educacionais brasileiras. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,96MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Autismo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas inclusivas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
| Título: dc.title | ESCREVIVÊNCIAS DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A INCLUSÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Disserta__o_17418898738246_7719.pdf | https://www.udesc.br/arquivos/cead/id_cpmenu/7719/Disserta__o_17418898738246_7719.pdf | 2.01 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973173/2/Disserta__o_17418898738246_7719.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons