Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Lidiane | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Blanco, Soeli Francisca Mazzini Monte | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-09T14:59:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-09T14:59:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Recurso_Educacional_1741889884055_7719 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973160 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Um dos diferenciais do mestrado profissional é a elaboração de um Recurso Educacional resultante da pesquisa. Nesse sentido, apresenta-se o e-book produzido por Lidiane Rodrigues, sob a orientação da Profa. Dra. Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco e coorientação da Profa. Dra. Cléia Demétrio Pereira, fruto de pesquisa realizada no decorrer do Curso de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede (PROFEI), do Centro de Educação a Distância (CEAD), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na área de concentração em Educação Inclusiva, na linha de Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva. O cumprimento dos requisitos para obtenção do título de mestre resultaram nas seguintes produções acadêmicas: a) dissertação intitulada “Escrevivências de uma professora em formação: um olhar sobre a inclusão de estudantes autistas no Ensino Médio”; b) um curso de formação continuada na plataforma MOODLE, intitulado: “Educação Inclusiva: planejamento, prática pedagógica e aprendizagem”; e, c) este e-book, denominado: “Sinto-me incluída quando... Reflexões Escolares sobre Inclusão”. Este recurso educacional objetiva promover a (auto)formação, além de aprimorar o conhecimento dos docentes e profissionais da educação, sobre as particularidades, potencialidades e acolhimento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em contexto escolar quando inclusivo. No percorrer deste e-book, o leitor terá a oportunidade de refletir e encantar-se com uma proposta inovadora de escuta e observação quanto às práticas docentes que permitem aos estudantes com autismo sentirem-se incluídos em sala de aula. As imagens que ilustram esta produção foram produzidas por Laura Maria Vieira da Silva, uma estudante do 8º ano de uma escola localizada em Palhoça - Santa Catarina, com diagnóstico de autismo, suporte nível II. Laura tem um jeito único em suas ilustrações, por este motivo, valorizar esse aspecto neste E-book foi imensamente gratificante. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7,59MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas inclusivas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Título: dc.title | SINTO-ME INCLUÍDA QUANDO... REFLEXÕES ESCOLARES SOBRE INCLUSÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Recurso_Educacional_1741889884055_7719.pdf | https://www.udesc.br/arquivos/cead/id_cpmenu/7719/Recurso_Educacional_1741889884055_7719.pdf | 7,78 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973160/2/Recurso_Educacional_1741889884055_7719.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons