SINTO-ME INCLUÍDA QUANDO... REFLEXÕES ESCOLARES SOBRE INCLUSÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Lidiane-
Autor(es): dc.contributor.authorBlanco, Soeli Francisca Mazzini Monte-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-09T14:59:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-09T14:59:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-19-
identificador: dc.identifier.otherRecurso_Educacional_1741889884055_7719pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973160-
Resumo: dc.description.abstractUm dos diferenciais do mestrado profissional é a elaboração de um Recurso Educacional resultante da pesquisa. Nesse sentido, apresenta-se o e-book produzido por Lidiane Rodrigues, sob a orientação da Profa. Dra. Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco e coorientação da Profa. Dra. Cléia Demétrio Pereira, fruto de pesquisa realizada no decorrer do Curso de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede (PROFEI), do Centro de Educação a Distância (CEAD), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na área de concentração em Educação Inclusiva, na linha de Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva. O cumprimento dos requisitos para obtenção do título de mestre resultaram nas seguintes produções acadêmicas: a) dissertação intitulada “Escrevivências de uma professora em formação: um olhar sobre a inclusão de estudantes autistas no Ensino Médio”; b) um curso de formação continuada na plataforma MOODLE, intitulado: “Educação Inclusiva: planejamento, prática pedagógica e aprendizagem”; e, c) este e-book, denominado: “Sinto-me incluída quando... Reflexões Escolares sobre Inclusão”. Este recurso educacional objetiva promover a (auto)formação, além de aprimorar o conhecimento dos docentes e profissionais da educação, sobre as particularidades, potencialidades e acolhimento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em contexto escolar quando inclusivo. No percorrer deste e-book, o leitor terá a oportunidade de refletir e encantar-se com uma proposta inovadora de escuta e observação quanto às práticas docentes que permitem aos estudantes com autismo sentirem-se incluídos em sala de aula. As imagens que ilustram esta produção foram produzidas por Laura Maria Vieira da Silva, uma estudante do 8º ano de uma escola localizada em Palhoça - Santa Catarina, com diagnóstico de autismo, suporte nível II. Laura tem um jeito único em suas ilustrações, por este motivo, valorizar esse aspecto neste E-book foi imensamente gratificante.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,59MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas inclusivaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Título: dc.titleSINTO-ME INCLUÍDA QUANDO... REFLEXÕES ESCOLARES SOBRE INCLUSÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Recurso_Educacional_1741889884055_7719.pdfhttps://www.udesc.br/arquivos/cead/id_cpmenu/7719/Recurso_Educacional_1741889884055_7719.pdf7,78 MBAdobe PDF/bitstream/capes/973160/2/Recurso_Educacional_1741889884055_7719.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons