
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Andrade, Kelly Cristina de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Bock, Geisa Letícia Kempfer | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Solange Cristina da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Simone de Mamann | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Gisele Adriana Maciel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-09T14:38:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-09T14:38:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-17 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Disserta__o_17418898475304_7719 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973157 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Com a presente pesquisa teve-se o objetivo de analisar as principais barreiras que dificultam o acesso ao conhecimento na disciplina de Língua Portuguesa para estudantes autistas do Ensino Médio. Tendo como natureza do problema a identificação e remoção de barreiras que impedem e/ou atrapalham a aprendizagem dos referidos estudantes, buscou-se identificar as demandas e necessidades específicas para o efetivo acesso ao currículo. Na contemporaneidade, a inclusão ganha forças com a criação de ações afirmativas, porém faz-se necessário que essas iniciativas vão muito além da acessibilidade arquitetônica. Neste sentido, foi realizado um estudo de caso com professores de Língua Portuguesa, com o intuito de identificar possibilidades e desafios para a implementação do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) nos planejamentos docentes, buscando ampliar as oportunidades de desenvolvimento de cada estudante por meio de planejamento pedagógico contínuo. A partir de uma revisão teórica de artigos e teses, além de estudos de caso, a dissertação avaliou as principais barreiras enfrentadas pelos estudantes autistas, apontando que a utilização de estratégias pedagógicas baseadas no DUA poderia minimizar ou eliminar essas dificuldades. As análises realizadas indicaram que as discussões foram relevantes e evidenciaram os desafios enfrentados pelos professores no cotidiano escolar. Por fim, a pesquisa resultou na elaboração de um produto final: a criação de um canal de comunicação (blog duaautismo.blogspot.com), para compartilhar com professores e demais interessados na temática os fundamentos do DUA e suas possibilidades no acesso ao conhecimento de estudantes autistas do Ensino Médio. Ao final, espera-se demonstrar que a utilização dos princípios do DUA não apenas facilita o processo de ensinoaprendizagem para estudantes autistas, mas também contribui para a construção de uma educação mais equitativa e acessível a todos. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,13MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Autismo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenho Universal para a Aprendizagem | pt_BR |
| Título: dc.title | O ESTUDANTE AUTISTA DO ENSINO MÉDIO E O ACESSO AO CONHECIMENTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA PLANEJAR COM O DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Disserta__o_17418898475304_7719.pdf | https://www.udesc.br/arquivos/cead/id_cpmenu/7719/Disserta__o_17418898475304_7719.pdf | 1.17 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973157/2/Disserta__o_17418898475304_7719.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons