O ESTUDANTE AUTISTA DO ENSINO MÉDIO E O ACESSO AO CONHECIMENTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA PLANEJAR COM O DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAndrade, Kelly Cristina de Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorBock, Geisa Letícia Kempfer-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Solange Cristina da-
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Simone de Mamann-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Gisele Adriana Maciel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-09T14:38:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-09T14:38:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-17-
identificador: dc.identifier.otherDisserta__o_17418898475304_7719pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973157-
Resumo: dc.description.abstractCom a presente pesquisa teve-se o objetivo de analisar as principais barreiras que dificultam o acesso ao conhecimento na disciplina de Língua Portuguesa para estudantes autistas do Ensino Médio. Tendo como natureza do problema a identificação e remoção de barreiras que impedem e/ou atrapalham a aprendizagem dos referidos estudantes, buscou-se identificar as demandas e necessidades específicas para o efetivo acesso ao currículo. Na contemporaneidade, a inclusão ganha forças com a criação de ações afirmativas, porém faz-se necessário que essas iniciativas vão muito além da acessibilidade arquitetônica. Neste sentido, foi realizado um estudo de caso com professores de Língua Portuguesa, com o intuito de identificar possibilidades e desafios para a implementação do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) nos planejamentos docentes, buscando ampliar as oportunidades de desenvolvimento de cada estudante por meio de planejamento pedagógico contínuo. A partir de uma revisão teórica de artigos e teses, além de estudos de caso, a dissertação avaliou as principais barreiras enfrentadas pelos estudantes autistas, apontando que a utilização de estratégias pedagógicas baseadas no DUA poderia minimizar ou eliminar essas dificuldades. As análises realizadas indicaram que as discussões foram relevantes e evidenciaram os desafios enfrentados pelos professores no cotidiano escolar. Por fim, a pesquisa resultou na elaboração de um produto final: a criação de um canal de comunicação (blog duaautismo.blogspot.com), para compartilhar com professores e demais interessados na temática os fundamentos do DUA e suas possibilidades no acesso ao conhecimento de estudantes autistas do Ensino Médio. Ao final, espera-se demonstrar que a utilização dos princípios do DUA não apenas facilita o processo de ensinoaprendizagem para estudantes autistas, mas também contribui para a construção de uma educação mais equitativa e acessível a todos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,13MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesenho Universal para a Aprendizagempt_BR
Título: dc.titleO ESTUDANTE AUTISTA DO ENSINO MÉDIO E O ACESSO AO CONHECIMENTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA PLANEJAR COM O DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Disserta__o_17418898475304_7719.pdfhttps://www.udesc.br/arquivos/cead/id_cpmenu/7719/Disserta__o_17418898475304_7719.pdf1.17 MBAdobe PDF/bitstream/capes/973157/2/Disserta__o_17418898475304_7719.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons