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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Linhague, Jennifer Tâmara | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Bock, Geisa Letícia Kempfer | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Beche, Rose Clér Estivalete | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Martins, Francini Scheid | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-09T14:17:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-09T14:17:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-21 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Disserta__o_17418897901881_7719 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973155 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa aborda as premissas de uma Educação Inclusiva na Educação Infantil, baseando-se na BNCC (2017) e nas orientações do Desenho Universal para a Aprendizagem, atrelados ao trabalho colaborativo na elaboração dos planejamentos das brincadeiras propostas nas salas de referência da pré-escola, com possibilidades pedagógicas para promover a participação de todas as crianças. O estudo foi desenvolvido no Centro de Educação Infantil Professor Antônio Joaquim de Souza, em São José-SC, considerando os docentes da pré-escola, em uma experiência com a utilização do grupo de estudos como espaço de capacitação, através da ação do “LEdI vai à escola”, como contextualização teórica para a pesquisa-formação. Esta teve por objetivo identificar como as brincadeiras realizadas no contexto da Unidade Infantil poderiam ser qualificadas a partir das orientações do Desenho Universal para Aprendizagem e do Planejamento Colaborativo. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, através da pesquisa-formação, com coleta e análise de dados qualitativos para identificar desafios e repensar as práticas pedagógicas a partir do contexto vivenciado. Como resultados, pode-se constatar que o trabalho colaborativo surgiu como uma alternativa para diversificar os planejamentos pedagógicos e suprir a ausência de atendimento educacional especializado; já o número elevado de crianças por sala foi mencionado como o principal obstáculo para garantir uma experiência educacional equitativa. As participantes apontaram que, ao diversificar os métodos e recursos pedagógicos, aumentam-se as oportunidades de participação, o que impacta positivamente a qualidade das experiências das crianças. Nesse contexto, o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) foi considerado uma possibilidade promissora para atingir esse objetivo, reforçando a necessidade de pensar em uma Educação Inclusiva que respeite e valorize a diversidade, promovendo a inclusão efetiva de todas as crianças na Unidade Infantil. Assim, o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas é essencial para garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade, respeitando as individualidades e necessidades específicas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 6,78MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenho Universal para a Aprendizagem | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Trabalho Colaborativo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa-Formação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
| Título: dc.title | DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM APLICADO ÀS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS DE UM PROJETO COLETIVO PARA A DIVERSIDADE DE PRÉ-ESCOLARES | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Disserta__o_17418897901881_7719.pdf | https://www.udesc.br/arquivos/cead/id_cpmenu/7719/Disserta__o_17418897901881_7719.pdf | 6.95 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973155/2/Disserta__o_17418897901881_7719.pdfDownload |
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