DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM APLICADO ÀS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS DE UM PROJETO COLETIVO PARA A DIVERSIDADE DE PRÉ-ESCOLARES

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLinhague, Jennifer Tâmara-
Autor(es): dc.contributor.authorBock, Geisa Letícia Kempfer-
Autor(es): dc.contributor.authorBeche, Rose Clér Estivalete-
Autor(es): dc.contributor.authorMartins, Francini Scheid-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-09T14:17:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-09T14:17:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-21-
identificador: dc.identifier.otherDisserta__o_17418897901881_7719pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973155-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa aborda as premissas de uma Educação Inclusiva na Educação Infantil, baseando-se na BNCC (2017) e nas orientações do Desenho Universal para a Aprendizagem, atrelados ao trabalho colaborativo na elaboração dos planejamentos das brincadeiras propostas nas salas de referência da pré-escola, com possibilidades pedagógicas para promover a participação de todas as crianças. O estudo foi desenvolvido no Centro de Educação Infantil Professor Antônio Joaquim de Souza, em São José-SC, considerando os docentes da pré-escola, em uma experiência com a utilização do grupo de estudos como espaço de capacitação, através da ação do “LEdI vai à escola”, como contextualização teórica para a pesquisa-formação. Esta teve por objetivo identificar como as brincadeiras realizadas no contexto da Unidade Infantil poderiam ser qualificadas a partir das orientações do Desenho Universal para Aprendizagem e do Planejamento Colaborativo. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, através da pesquisa-formação, com coleta e análise de dados qualitativos para identificar desafios e repensar as práticas pedagógicas a partir do contexto vivenciado. Como resultados, pode-se constatar que o trabalho colaborativo surgiu como uma alternativa para diversificar os planejamentos pedagógicos e suprir a ausência de atendimento educacional especializado; já o número elevado de crianças por sala foi mencionado como o principal obstáculo para garantir uma experiência educacional equitativa. As participantes apontaram que, ao diversificar os métodos e recursos pedagógicos, aumentam-se as oportunidades de participação, o que impacta positivamente a qualidade das experiências das crianças. Nesse contexto, o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) foi considerado uma possibilidade promissora para atingir esse objetivo, reforçando a necessidade de pensar em uma Educação Inclusiva que respeite e valorize a diversidade, promovendo a inclusão efetiva de todas as crianças na Unidade Infantil. Assim, o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas é essencial para garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade, respeitando as individualidades e necessidades específicas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,78MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDesenho Universal para a Aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho Colaborativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-Formaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Título: dc.titleDESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM APLICADO ÀS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS DE UM PROJETO COLETIVO PARA A DIVERSIDADE DE PRÉ-ESCOLARESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Disserta__o_17418897901881_7719.pdfhttps://www.udesc.br/arquivos/cead/id_cpmenu/7719/Disserta__o_17418897901881_7719.pdf6.95 MBAdobe PDF/bitstream/capes/973155/2/Disserta__o_17418897901881_7719.pdfDownload

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