
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | LEANDRO, CATIANE COAN BÖGER | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, CLÉIA DEMÉTRIO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-09T12:32:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-09T12:32:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-19 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Recurso_Educacional_17418897192859_7719 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973153 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente projeto de formação docente, intitulado “Formação para Identificação e Atendimento de Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação” , propõe a capacitação de professores da Educação Básica para a identificação e o atendimento de estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD), com vistas a promover uma educação inclusiva e equitativa. Justifica-se pela necessidade de sensibilizar os educadores sobre a importância de apoiar o potencial desses estudantes, muitas vezes invisibilizados no contexto escolar, devido à ausência de conhecimento específico dos profissionais e de políticas educacionais claras externas a esse público (Pinheiro, 2018; Fleith, 2007). O projeto tem como objetivo geral promover um espaço de formação colaborativa entre professores da Educação Básica para a conscientização do reconhecimento dos direitos educacionais de estudantes com altas habilidades/superdotação, na perspectiva da Educação Inclusiva. Entre os objetivos específicos, destacam-se: sensibilizar os docentes sobre a relevância do atendimento especializado a estudantes com AH/SD, aprofundar de estudos teóricos e metodológicos sobre as características, identificação e apoio a alunos com AH/SD, baseando-se em estudos de Renzulli (2004, 2014), Gardner (1994, 2010) e Virgolim (2007, 2019, 2021), entre outros; desenvolver o potencial criativo dos educadores com estratégias pedagógicas diferenciadas que promovam o desenvolvimento cognitivo, emocional e social, a partir da identificação de estudantes com AH/SD; estimular a construção de ambientes educacionais inclusivos, colaborativos e acolhedores e incentivar a criação de parcerias entre escolas, famílias e comunidade para apoio contínuo aos estudantes com AH/SD A formação se dará em 40 horas, utilizando metodologia ativa, com encontros em rodas de conversas híbridas (online e presencial), oficinas de práticas e estudos de caso na elaboração de planos de ação. O conteúdo abrange desde a fundamentação teórica sobre as altas habilidades e a legislação pertinente até estratégias pedagógicas e práticas inclusivas (Renzulli, 2004, 2014; Virgolim, 2007, 2019 2021; Abe, 2021). Espera-se que os participantes desenvolvam habilidades para identificar e apoiar estudantes com AH/SD, promovendo práticas educacionais que valorizem as diferenças e estimulem o seu desenvolvimento integral. A avaliação será contínua, considerando a participação dos profissionais da educação e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Este projeto busca contribuir para a construção de um ambiente escolar que reconheça e valorize a diversidade, promovendo uma inclusão efetiva conforme os princípios da educação inclusiva (Brasil, 1996, 2008, 2015). | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 8,63MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | formação docente, altas habilidades/superdotação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | educação inclusiva | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | práticas pedagógicas | pt_BR |
| Título: dc.title | A ENSINO TRAMA APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Recurso_Educacional_17418897192859_7719.pdf | https://www.udesc.br/arquivos/cead/id_cpmenu/7719/Recurso_Educacional_17418897192859_7719.pdf | 8.84 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973153/2/Recurso_Educacional_17418897192859_7719.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons