A ENSINO TRAMA APRENDIZAGEM

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Autor(es): dc.contributorUDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLEANDRO, CATIANE COAN BÖGER-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, CLÉIA DEMÉTRIO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-09T12:32:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-09T12:32:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-19-
identificador: dc.identifier.otherRecurso_Educacional_17418897192859_7719pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973153-
Resumo: dc.description.abstractO presente projeto de formação docente, intitulado “Formação para Identificação e Atendimento de Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação” , propõe a capacitação de professores da Educação Básica para a identificação e o atendimento de estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD), com vistas a promover uma educação inclusiva e equitativa. Justifica-se pela necessidade de sensibilizar os educadores sobre a importância de apoiar o potencial desses estudantes, muitas vezes invisibilizados no contexto escolar, devido à ausência de conhecimento específico dos profissionais e de políticas educacionais claras externas a esse público (Pinheiro, 2018; Fleith, 2007). O projeto tem como objetivo geral promover um espaço de formação colaborativa entre professores da Educação Básica para a conscientização do reconhecimento dos direitos educacionais de estudantes com altas habilidades/superdotação, na perspectiva da Educação Inclusiva. Entre os objetivos específicos, destacam-se: sensibilizar os docentes sobre a relevância do atendimento especializado a estudantes com AH/SD, aprofundar de estudos teóricos e metodológicos sobre as características, identificação e apoio a alunos com AH/SD, baseando-se em estudos de Renzulli (2004, 2014), Gardner (1994, 2010) e Virgolim (2007, 2019, 2021), entre outros; desenvolver o potencial criativo dos educadores com estratégias pedagógicas diferenciadas que promovam o desenvolvimento cognitivo, emocional e social, a partir da identificação de estudantes com AH/SD; estimular a construção de ambientes educacionais inclusivos, colaborativos e acolhedores e incentivar a criação de parcerias entre escolas, famílias e comunidade para apoio contínuo aos estudantes com AH/SD A formação se dará em 40 horas, utilizando metodologia ativa, com encontros em rodas de conversas híbridas (online e presencial), oficinas de práticas e estudos de caso na elaboração de planos de ação. O conteúdo abrange desde a fundamentação teórica sobre as altas habilidades e a legislação pertinente até estratégias pedagógicas e práticas inclusivas (Renzulli, 2004, 2014; Virgolim, 2007, 2019 2021; Abe, 2021). Espera-se que os participantes desenvolvam habilidades para identificar e apoiar estudantes com AH/SD, promovendo práticas educacionais que valorizem as diferenças e estimulem o seu desenvolvimento integral. A avaliação será contínua, considerando a participação dos profissionais da educação e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Este projeto busca contribuir para a construção de um ambiente escolar que reconheça e valorize a diversidade, promovendo uma inclusão efetiva conforme os princípios da educação inclusiva (Brasil, 1996, 2008, 2015).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8,63MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectformação docente, altas habilidades/superdotaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpráticas pedagógicaspt_BR
Título: dc.titleA ENSINO TRAMA APRENDIZAGEMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Recurso_Educacional_17418897192859_7719.pdfhttps://www.udesc.br/arquivos/cead/id_cpmenu/7719/Recurso_Educacional_17418897192859_7719.pdf8.84 MBAdobe PDF/bitstream/capes/973153/2/Recurso_Educacional_17418897192859_7719.pdfDownload

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