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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Leandro, Catiane Coan | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Cléia Demétrio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nunes, Marlise Medeiros | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Napoleão, Fábio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-09T12:30:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-09T12:30:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Disserta__o_1741889710675_7719 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973152 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa “Desafios na identificação e atendimento de estudantes com Altas Habilidades e Superdotação em Braço do Norte – SC” tem o objetivo de analisar as políticas educacionais em atenção à escolarização de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação, consequentemente, examinar a invisibilidade desses no contexto da Educação Básica, no município de Braço do Norte – SC. Ainda que as normativas brasileiras assegurem uma educação inclusiva, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e as Diretrizes Nacionais da Educação Especial, a identificação e o atendimento desses estudantes permanecem inoperantes. Essa ausência de reconhecimento limita o desenvolvimento do potencial e reflete fragilidades na implementação de políticas públicas locais. Muitos estudantes talentosos enfrentam desafios únicos que, frequentemente, passam despercebidos pelos educadores e pela sociedade em geral, o que pode ocasionar a invisibilidade e desencadear consequências no seu desenvolvimento. A problemática da pesquisa questiona: Como as políticas educacionais em atenção à escolarização de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação, auxiliam ou não na identificação desses sujeitos na rede pública de ensino do município de Braço do Norte – SC? A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza exploratória, utilizou o método Estado do Conhecimento, com análise teórica e documental. Foram mapeadas produções acadêmicas, utilizando descritores específicos e recorte temporal de 2017 a 2022 em bases de dados como a Capes e a BDTD, legislações e dados educacionais e estatísticos relevantes à pesquisa. A investigação revelou lacunas significativas, como a inexistência de registros oficiais de estudantes com AH/SD na rede municipal de ensino em Braço do Norte – SC e a carência de formações específicas para professores. As contribuições teóricas de Abe (2021), Gardner (1994, 2010), Pinheiro (2018) e Piske (2018), Renzulli (2004, 2014) e Virgolim (2007, 2014, 2021), entre outros teóricos, contribuíram para fundamentar as reflexões e inferências sobre as barreiras que ocasionam a invisibilidade dos estudantes com AH/SD e as implicações para a efetivação da educação inclusiva. A partir da análise dos dados coletados foram elaborados produtos educacionais que se complementam, formando a “Trama de ensino e aprendizagem” composta por: uma literatura infantojuvenil, com audiobook, sobre um personagem com características de AH/SD, músicaenredo com recursos audiovisuais e para fomentar reflexões, uma proposta de formação docente, objetivando promover espaço de formação colaborativa entre professores da Educação Básica para a conscientização do reconhecimento dos direitos educacionais de estudantes com AH/SD, na perspectiva da Educação Inclusiva. O estudo conclui que o fortalecimento de políticas públicas e práticas pedagógicas inclusivas é fundamental para assegurar o direito ao desenvolvimento pleno e equitativo desse público, contribuindo para a construção de uma educação verdadeiramente inclusiva. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,20MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Altas Habilidades/Superdotação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atendimento Educacional Especializado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
Título: dc.title | DESAFIOS NA IDENTIFICAÇÃO E ATENDIMENTO DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO EM BRAÇO DO NORTE – SC | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
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Disserta__o_1741889710675_7719.pdf | https://www.udesc.br/arquivos/cead/id_cpmenu/7719/Disserta__o_1741889710675_7719.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973152/2/Disserta__o_1741889710675_7719.pdfDownload |
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