BARREIRAS ATITUDINAIS E INCLUSÃO ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DA CONSCIÊNCIA SOCIAL

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Autor(es): dc.contributorUDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGasperin, Jéssica Cenci-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Cléia Demétrio-
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Gabriela Maria Dutra de-
Autor(es): dc.contributor.authorSimão, Valdirene Stiegler-
Autor(es): dc.contributor.authorNapoleão, Fábio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-09T14:26:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-09T14:26:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-30-
identificador: dc.identifier.otherDisserta__o_17418898199228_7719pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973151-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem o objetivo geral de analisar as barreiras atitudinais presentes em duas escolas do interior do Rio Grande do Sul, bem como a possibilidade de removêlas por meio do estímulo à consciência social de estudantes e professores/as que as compõem, para a promoção de uma educação efetivamente inclusiva. Os objetivos específicos são: a) identificar, com base em aportes teóricos, os aspectos conceituais, históricos e políticos que criam barreiras para a efetivação da educação inclusiva no país; b) refletir sobre a relação entre a perpetuação de barreiras atitudinais e a efetivação de práticas que promovam a consciência social no ambiente escolar; c) elaborar um produto educacional que resulte na publicação de um material de referência na redução de barreiras atitudinais no ambiente escolar. Para atingi-los, realizou-se, inicialmente, uma revisão bibliográfica dos principais trabalhos acadêmicos e documentos educacionais relacionados à temática. Entre os autores, citam-se Candau (2011), Candau et al. (2012), Sassaki (2006), E. Carvalho (2013, 2019) e Freire (2016, 2021, 2022a, 2022b). Em seguida, foi desenvolvido um estudo de campo, baseado em múltiplos estudos de caso, que abrangeu duas escolas municipais de Veranópolis: a Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Jerônimo e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Felipe dos Santos. A pesquisa contou com a participação de estudantes do oitavo ano do ensino fundamental de ambas as instituições e com seus respectivos professores e suas professoras. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários com perguntas abertas, os quais visaram à compreensão da percepção dos participantes sobre deficiência, inclusão e diversidade, bem como por observação não participante, que permitiu analisar como tais percepções se refletem em comportamentos e atitudes em relação às pessoas com deficiência, à inclusão social e ao acolhimento da diversidade nos ambientes escolares. Para o exame dos dados, foi utilizada a técnica de análise temática, em que se estabeleceram temas e subtemas a partir dos dados levantados, relativos ao tópico “Consciência Social e Escola”. Como resultado, torna-se evidente a necessidade de estimular a consciência social, uma vez que as realidades educacionais analisadas revelam práticas que manifestam preconceitos e discriminações, os quais não se limitam apenas às pessoas com deficiência. Essas práticas, frequentemente reproduzidas por alunos e professores/as, evidenciam a presença de barreiras atitudinais, manifestadas por comportamentos e atitudes que impactam negativamente as relações interpessoais no ambiente escolar, prejudicando, especialmente, a inclusão de pessoas com deficiência. Assim, o produto educacional resultante da pesquisa, um e-book, pode ser um aliado para mobilizar discussões que promovam a consciência social dos participantes e dos leitores, visando à remoção dessas barreiras atitudinais e, consequentemente, à construção de uma escola e educação verdadeiramente inclusivas. Como conclusão, a partir deste trabalho, é possível refletir sobre as relações humanas e culturais no contexto escolar, permitindo um exame aprofundado dos subconjuntos presentes em cada contexto.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,52MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecteducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectbarreiras atitudinaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcapacitismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectconsciência socialpt_BR
Título: dc.titleBARREIRAS ATITUDINAIS E INCLUSÃO ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DA CONSCIÊNCIA SOCIALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
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Arquivos associados:
Disserta__o_17418898199228_7719.pdfhttps://www.udesc.br/arquivos/cead/id_cpmenu/7719/Disserta__o_17418898199228_7719.pdf1,56 MBAdobe PDF/bitstream/capes/973151/2/Disserta__o_17418898199228_7719.pdfDownload

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