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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gasperin, Jéssica Cenci | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Cléia Demétrio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Gabriela Maria Dutra de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Simão, Valdirene Stiegler | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Napoleão, Fábio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-09T14:26:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-09T14:26:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Disserta__o_17418898199228_7719 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973151 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem o objetivo geral de analisar as barreiras atitudinais presentes em duas escolas do interior do Rio Grande do Sul, bem como a possibilidade de removêlas por meio do estímulo à consciência social de estudantes e professores/as que as compõem, para a promoção de uma educação efetivamente inclusiva. Os objetivos específicos são: a) identificar, com base em aportes teóricos, os aspectos conceituais, históricos e políticos que criam barreiras para a efetivação da educação inclusiva no país; b) refletir sobre a relação entre a perpetuação de barreiras atitudinais e a efetivação de práticas que promovam a consciência social no ambiente escolar; c) elaborar um produto educacional que resulte na publicação de um material de referência na redução de barreiras atitudinais no ambiente escolar. Para atingi-los, realizou-se, inicialmente, uma revisão bibliográfica dos principais trabalhos acadêmicos e documentos educacionais relacionados à temática. Entre os autores, citam-se Candau (2011), Candau et al. (2012), Sassaki (2006), E. Carvalho (2013, 2019) e Freire (2016, 2021, 2022a, 2022b). Em seguida, foi desenvolvido um estudo de campo, baseado em múltiplos estudos de caso, que abrangeu duas escolas municipais de Veranópolis: a Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Jerônimo e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Felipe dos Santos. A pesquisa contou com a participação de estudantes do oitavo ano do ensino fundamental de ambas as instituições e com seus respectivos professores e suas professoras. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários com perguntas abertas, os quais visaram à compreensão da percepção dos participantes sobre deficiência, inclusão e diversidade, bem como por observação não participante, que permitiu analisar como tais percepções se refletem em comportamentos e atitudes em relação às pessoas com deficiência, à inclusão social e ao acolhimento da diversidade nos ambientes escolares. Para o exame dos dados, foi utilizada a técnica de análise temática, em que se estabeleceram temas e subtemas a partir dos dados levantados, relativos ao tópico “Consciência Social e Escola”. Como resultado, torna-se evidente a necessidade de estimular a consciência social, uma vez que as realidades educacionais analisadas revelam práticas que manifestam preconceitos e discriminações, os quais não se limitam apenas às pessoas com deficiência. Essas práticas, frequentemente reproduzidas por alunos e professores/as, evidenciam a presença de barreiras atitudinais, manifestadas por comportamentos e atitudes que impactam negativamente as relações interpessoais no ambiente escolar, prejudicando, especialmente, a inclusão de pessoas com deficiência. Assim, o produto educacional resultante da pesquisa, um e-book, pode ser um aliado para mobilizar discussões que promovam a consciência social dos participantes e dos leitores, visando à remoção dessas barreiras atitudinais e, consequentemente, à construção de uma escola e educação verdadeiramente inclusivas. Como conclusão, a partir deste trabalho, é possível refletir sobre as relações humanas e culturais no contexto escolar, permitindo um exame aprofundado dos subconjuntos presentes em cada contexto. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,52MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | barreiras atitudinais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | capacitismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | consciência social | pt_BR |
Título: dc.title | BARREIRAS ATITUDINAIS E INCLUSÃO ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DA CONSCIÊNCIA SOCIAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
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Disserta__o_17418898199228_7719.pdf | https://www.udesc.br/arquivos/cead/id_cpmenu/7719/Disserta__o_17418898199228_7719.pdf | 1,56 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973151/2/Disserta__o_17418898199228_7719.pdfDownload |
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