O SOFTWARE “LUZ DO SABER” NA PRÁTICA DOCENTE DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Heitor Pereira de-
Autor(es): dc.contributor.authorBogo, Amauri-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Cléia Demétrio-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Mariana Corrêa Pitanga de-
Autor(es): dc.contributor.authorJara, Eduardo Janicsek-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-09T14:10:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-09T14:10:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-23-
identificador: dc.identifier.otherDisserta__o_17418897345296_7719pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973150-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho é fruto de pesquisa realizada no âmbito do mestrado profissional em educação inclusiva. O objetivo foi analisar a efetividade do uso do software “Luz do Saber” como uma tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC), nas práticas pedagógicas docentes no atendimento educacional especializado (AEE) de estudantes com deficiência da rede pública municipal de Paraipaba, no Estado do Ceará. Considerando que o professor que atua no AEE vem demonstrando conhecimento sobre as TDIC disponíveis, o software “Luz do Saber” surge para contribuir diretamente no processo de ensino e aprendizagem de estudantes considerados público da educação especial, regularmente matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental. Nas salas de AEE são, geralmente, disponibilizados poucos recursos de TDIC assistiva que auxiliam e contribuem no processo de inclusão. Tendo em vista as dificuldades de trabalhar com programas que utilizam de fontes e informações acerca do tema, emergiu a motivação desta pesquisa, acrescentando a problemática da relação que os docentes possuem com as TDIC. Essa relação muitas vezes é marcada por dificuldades, infringindo a garantia da aprendizagem dos estudantes do AEE, exigindo que o docente busque por novas práticas de ensino e o uso de novas metodologias, como por exemplo, programas tecnológicos que tornem as aulas dinâmicas. No contexto da era digital uma nova prática para a aquisição da leitura e da escrita é introduzida, a saber, as práticas de leitura e de escrita digitais. A partir dessa realidade, analisamos a metodologia do software “Luz do Saber” em uma pesquisa de abordagem qualitativa de estudo de campo, tratando-se de uma pesquisa-ação. Percebe-se que o software “Luz do Saber” não possui uma teoria ou método específico de alfabetização, mas uma junção de metodologias. Essas teorias e metodologias não são divergentes, e sim complementares, apontando assim para uma desconstrução dos antagonismos em torno dos métodos de alfabetização. Em um primeiro momento, realizamos uma investigação acerca dos desafios enfrentados pelos professores na adoção de estratégias de ensino com uso das TDIC, sobretudo o software “Luz do Saber”. Em um segundo momento, por meio da utilização do software, foi realizado um processo formativo, para que os doze professores especialistas da educação especial conheçam os conceitos do software “Luz do Saber” e as possibilidades de uso deste recurso visando a inovação das práticas pedagógicas adotadas nas onze escolas do município. Com base nos encontros formativos e na investigação realizada, considerase que a abordagem interativa e o caráter lúdico do software “Luz do Saber” oferecem a oportunidade de melhoria da qualidade do ensino, com incentivo e adaptação dos recursos digitais que apoia a promoção da educação inclusiva e da aprendizagem, de modo envolvente e estimulante, conectando a concepção do software “Luz do Saber” com o desenvolvimento do estudante na educação especial.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9,12MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Digital de Informação e Comunicaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLuz do Saberpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática Docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Título: dc.titleO SOFTWARE “LUZ DO SABER” NA PRÁTICA DOCENTE DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO ESPECIALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
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Arquivos associados:
Disserta__o_17418897345296_7719.pdfhttps://www.udesc.br/arquivos/cead/id_cpmenu/7719/Disserta__o_17418897345296_7719.pdf9.34 MBAdobe PDF/bitstream/capes/973150/2/Disserta__o_17418897345296_7719.pdfDownload

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